Menu

Secretaria de Saúde do Estado do Acre diz estar zerando fila de cirurgias de joelho no HC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma equipe de profissionais do Hospital das Clínicas, em Rio Branco, iniciou mais um mutirão de cirurgias ortopédicas. Ao todo, até o sábado, dia 6, serão realizados 27 procedimentos cirúrgicos, sendo 15 para implantação de próteses e outros 12 de ligamento cruzado. Agora, segundo a Secretaria de Saúde do Acre, a fila de cirurgias de joelho foi zerada.


Para resolver a demanda de cirurgias desse tipo no estado, o governo fechou parceria com o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO), que passou a realizar os procedimentos no Hospital das Clínicas de Rio Branco, em pacientes que antes precisariam ser encaminhados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para o procedimento cirúrgico em outro estado.

Publicidade

A Secretaria destacou o procedimento recebido pelo aposentado Salviano da Silva, de 70 anos. O paciente não contou há quanto tempo esperava pela cirurgia, mas afirmou que sentia muitas dores. “Sei que se não fizer essa cirurgia vou terminar em uma cadeira de rodas. O que mais me deixa triste é não poder trabalhar”, afirmou.


Em média, casa prótese custa R$ 20 mil aos cofres públicos. Segunda a Secretaria de Saúde, o Hospital das Clínicas realizou 56 cirurgias para colocação desse tipo de prótese no ano passado, o que agora está viabilizando a finalização da fila de espera.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido