Menu

Capital do Acre, Rio Branco sai na frente e inicia utilização de mototaxímetros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rio Branco é uma das primeiras capitais do país a implantar o mototaxímetro no serviço de mototáxi credenciado para o transporte de passageiros. O equipamento começa a ser testado a partir desta quarta-feira, 03 de maio. A medida visa dar mais transparência quanto ao valor cobrado ao passageiro durante o trajeto percorrido.

Anúncio

A tarifa cobrada pelo mototaxímetro será regulamentada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS. De acordo com Luiz Araújo, presidente do SINDMOTO, essa é uma grande conquista para a categoria e vai dar mais qualidade ao serviço prestado à população. “Agora vamos trabalhar com uma tarifa aferida pelo INMETRO, regulamentada pela Prefeitura e aceita pela categoria”, afirmou Luiz.

Foram sorteadas 20 motocicletas para a instalação do equipamento neste primeiro momento, destas quatro tiveram o mototaxímetro instalado nesta terça-feira, 02 de maio, e posteriormente serão instalados nas outras 16 motos sorteadas para o período de testes. A instalação dos equipamentos está sendo realizada no Sindicato dos Táxis de Rio Branco que é credenciado pelos órgãos oficiais de trânsito e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para instalar o aparelho.

Para Franceildo da Silva Cardoso, primeiro mototaxista a instalar o equipamento, haverá mais credibilidade na prestação do serviço, “porque o cliente não vai mais pagar com desconfiança, tanto vai ser bom para o mototáxi como para o passageiro”, disse.

Pedro Mourão presidente da Federação Norte e Nordeste dos Taxistas e Mototaxistas, afirma que este era um sonho antigo da categoria e é bom para ambas as partes. “Agora o mototáxi não vai mais cobrar um valor que ele acredita que deve cobrar e sim sobre a distância percorrida”.

Jô Luís Fonseca, Diretor de Transportes da RBTRANS, falou que este é o resultado de um trabalho conjunto, Governo do Estado, deputado Federal Léo de Brito, autor do Projeto de Lei que institui o mototaxímetro, Prefeitura de Rio Branco e o SINDMOTO. “Estamos trabalhando para que os cidadãos tenham um serviço com mais qualidade e paguem pelo valor real de sua passagem”.

O aparelho é semelhante ao implantado nos táxis e a previsão é de que em até 180 dias todos os mototaxistas estejam trabalhando e cobrando o serviço por meio do mototaxímetro.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.