Categories: Cotidiano Notícias

Justiça condena Estado do Acre a expedir certificado de conclusão do Ensino Médio a estudante

Published by
Agência TJ Acre

O Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Cruzeiro do Sul julgou procedente o pedido apresentado por M. K.C.S. nos autos do Processo n° 0701382-55.2015.8.01.0002, para condenar o Estado do Acre a expedir certificado de conclusão do Ensino Médio em nome da autora.


A decisão, publicada na edição n° 5.868 do Diário da Justiça Eletrônico (fls. 85 e 86), da última quinta-feira (28), confirma a liminar e soluciona o mérito sobre o pedido realizado há três anos por aluna de escola pública, que já está cursando ensino superior.


Entenda o caso


No ano de 2014, a autora cursava o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Flodoardo Cabral, época em que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foi aprovada em segunda chamada para o curso de fisioterapia da Universidade Barão do Rio Branco, pelo Prouni, com bolsa integral.


Segundo a inicial, o prazo para a matrícula dos convocados expirava em julho de 2015, por isso, pleiteou em sede de liminar a determinação judicial para que o ente demandado expedisse o certificado de conclusão de ensino médio em nome da requerente.


A decisão interlocutória deferiu a liminar, para a retirada de certificado e histórico. Contudo, o Estado do Acre aduziu, em sede preliminar, hipótese de litisconsórcio passivo necessário com a União. No mérito, pediu a improcedência total do pedido.


Decisão


O juiz de Direito Wagner Alcântara, titular da unidade judiciária, rejeitou a preliminar suscitada pelo Ente Público estadual, pois o litígio diz respeito à expedição de certificado do ensino médio, ou seja, está relacionado à escola, sem relação com a esfera federal.


No mérito, o magistrado observou que a autora contava com 17 anos de idade à época do ajuizamento da ação e já estava cursando o 3º ano do Ensino Médio. Desta forma, reiterou o demonstrativo de capacidade intelectual para frequentar o curso superior apresentado pela aluna.


“O avanço educacional não lhe pode ser obstaculizado com base em exigência burocrática relativa à idade, máxime quando a diferença era de poucos meses, notadamente agora que a autora já tem quase 20 anos de idade e a liminar foi cumprida em tempo”, asseverou.


Na decisão foi assinalado que o ensino médio não é um fim em si mesmo, conforme expresso no artigo 35, I da Lei 9.394/96). Sua finalidade é propiciar avanço intelectual para alcance dos estudos na educação superior, realidade esta que deve influir na interpretação das normas de regência, especialmente para garantir dispositivos constitucionais relativos ao direito à educação (Arts. 205 e 208 Constituição Federal).


No entendimento do magistrado, a prioridade à educação no que tange a adolescentes também fundamenta o deferimento, por ser da tônica do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seu artigo 54, está ratificado o dever do Estado em assegurar à criança e ao adolescente: “(…)V – acesso aos níveis mais elevados de ensino, pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um”.


Por fim, salientou o prescrito na Lei 9.394/1996, que dispõe em seu artigo 5º que para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, independentemente da escolarização anterior.


O Estado ainda pode recorrer no prazo de 15 dias úteis.


Share
Published by
Agência TJ Acre

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024