Menu

TJAC manda Estado fornecer medicamento específico para paciente portador de diabetes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Justiça do Estado (TJAC) acolheu mais um recurso de paciente carente e necessitado de medicamento específico. Desta vez a questão envolveu um portador de “diabetes mellitus” tipo 1, cujo tratamento necessita de medicação diferenciada e não disponível na rede pública.

Conforme se constata no Acórdão n° 9.633 (MS n° 1001767-96.2016.8.01.0000) relatado pela Desembargadora Waldirene Cordeiro, o TJAC atendeu ao pedido feito pelo defensor público Rodrigo Almeida Chaves contra o Secretário de Saúde do Estado, obrigando ao poder público atender um paciente carente.

Anúncio

Os desembargadores entenderam estar confirmado diabetes (CID: E 10-4) por médico da rede pública e presente a carência de recursos econômicos do doente para custear a medicação necessária à sua sobrevivência. Por conta disso o Estado foi obrigado a fornecer a Insulina Lispro 100UI/ML Solução Injetável 3ml.

Os magistrados recusaram o pedido do Estado para a dilação probatória e concederam a segurança, mas ressalvaram ser necessária a apresentação periódica de receita médica atualizada a cada 90 dias. A decisão foi unânime e proferida pelo Tribunal Pleno.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.