Menu

Revisão de critérios vai garantir mais profissionais do Mais Médicos para o Acre, comemora Jéssica Sales

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um trabalho realizado através de uma parceria entre a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) e o senador Gladson Cameli (PP), poderá ampliar o número de médicos do programa Mais Médicos que atuam na área de saúde do Estado do Acre.

Segundo Jéssica Sales, em reunião nesta terça-feira (18), Rogério Abdala, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, se comprometeu em revisar um dos critérios do edital de adesão ao Mais Médicos do Brasil.

Anúncio

“O critério de desempate, prejudicava o acesso de profissionais acreanos por considerar a distância entre o município de lotação e o município de naturalidade dos profissionais. Essa era uma das principais barreiras enfrentadas pelos médicos recém-formados”, diz Jéssica Sales.

O secretário Rogério Abdala se comprometeu em avaliar a possibilidade de ampliar as vagas no Programa Mais Médicos para o Acre. O rompimento do acordo entre Cuba e Brasil poderá viabilizar a alocação de mais médicos brasileiros ao Programa.

“Apesar do Ministério da Saúde não ter oficializado ainda, o rompimento é quase certo. Isso poderá possibilitar o ingresso de jovens brasileiros formados em medicina. Essa foi uma das sugestões que apresentamos a Rogério Abdala”, destaca Jessica.

De acordo com Jéssica Sales, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, teria informado que a suspensão do envio de profissionais cubanos ao Brasil para trabalhar no Mais Médicos não prejudica o programa.

Na última quinta-feira, Cuba anunciou que suspendeu o envio de 710 profissionais previstos para chegar ao país este mês. Segundo o ministro, esses profissionais serão substituídos por médicos brasileiros, já cadastrados no programa.

“O governo, através de nossas indicações vai abrir a possibilidade de contratação de médicos brasileiros para atuarem no Programa Mais Médicos está abrindo. Os jovens acreanos terão a oportunidade de trabalhar em seu Estado de origem”, finaliza Jéssica Sales.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.