Categories: Cotidiano Notícias

Abandono do Parque Plácido de Castro faz MP abrir procedimento

Published by
Da redação ac24horas

A forma como o Estado vem cuidando dos seus parques e pontos turísticos entrou na mira do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). Um procedimento preparatório foi aberto pela Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo para investigar a precariedade do acesso ao Parque Plácido de Castro, localizado no antigo Seringal Benfica.


A equipe do MP e membros dos órgãos governamentais sequer conseguiram chegar ao local quando tentaram realizar uma visita por conta da falta de acesso rodoviário.


Antes de abrir o procedimento o MP coletou informações preliminares, comprovadas pelo Relatório Fotográfico nº 07/2017, datado de 24 de fevereiro deste ano. Neste foi constatada a existência de grave problema relacionado à falta de infraestrutura na via que dá acesso ao Parque Plácido de Castro.


No dia programando para a visita, com a presença de técnicos da Secretaria de Turismo, da Fundação Elias Mansour e do MP, não foi possível chegar ao local por falta de trafegabilidade, com a estrada tomada por lama e mato. O MP lista o local como sendo um importante atrativo/ponto turístico acreano e rio-branquense, criado com essa finalidade.


A decisão de investigar o abandono do local está contida na Portaria N.º 0026/2017/PHABURBANO, onde se verifica ser competência do MPAC instaurar inquérito Civil, para proteção da ordem urbanística e de outros interesses difusos e coletivos, com papel fundamental sobre a tutela urbanística, “ao cumprimento das funções sociais da propriedade e da cidade, para o pleno desenvolvimento das funções urbanas típicas: habitar, recrear, circular, trabalhar”.


“Essa situação, concernente às péssimas condições de trafegabilidade das citadas vias públicas, viola o direito ao trânsito em condições seguras, previsto no art. 1.º, § 2.º, do Código de Trânsito Brasileiro”, diz a portaria.
Agora vão ser expedidos ofícios à Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Fundação Elias Mansour (FEM) e ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura do Acre (Deracre) sobre o prazo necessário para resolução do problema.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Luísa Sonza cobra valor exorbitante em show que seria ajuda ao Rio Grande do Sul

Luísa Sonza gerou polêmica nesta terça-feira (14), após divulgar os valores dos ingressos do Festival…

14/05/2024

Felipe Neto divulga lista de processos que já venceu e manda recado: ‘Vocês vão pagar’; entenda

Incomodado com acusações que levantam dúvidas sobre sua mobilização para ajudar o Rio Grande do…

14/05/2024

Após fazer doação generosa, Luciano Huck visita abrigo no Rio Grande do Sul

Na manhã desta terça-feira, 14, Luciano Huck, 52, compartilhou com seus milhares de seguidores nas…

14/05/2024

Vereadores reclamam de atraso na entrega de casas; líder de Bocalom culpa burocracia

Durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 14, em Rio Branco, a não entrega…

14/05/2024

Três cidades do Acre fazem aniversário nesta terça-feira

Das 22 cidades acreanas, três fazem aniversário nesta terça-feira, 14 de maio. Com raízes indígenas…

14/05/2024

Para não fechar escolas, prefeitura simplifica regularização de prédios em Rio Branco

Escolas antigas, construídas até dezembro de 2014, em muitos casos, estão em situação incompatível com…

14/05/2024