Menu

JV critica governo pela proposta de venda de terras a estrangeiros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana (PT-AC) subiu à tribuna do Senado para criticar o governo de Michel Temer, que estuda a venda de terras a estrangeiros, sem limite de área. “É um abuso! É um absurdo! Pela proposta do governo, um estrangeiro pode comprar até 40% do território de uma cidade”, denunciou. “Eu não sei onde o nosso país vai parar nessa marcha da insensatez”.

“Estão brincando com fogo”, advertiu o parlamentar. Ele apresentou requerimentos às comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional para a realização de audiências públicas. Viana quer ouvir o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o comandante do Exército, general Villas Bôas; e os presidentes do Incra, Leonardo Góes; e da Funai, Antonio Fernandes Costa. “Essa proposta é uma afronta ao interesse nacional”, disse.

Anúncio

Viana citou reportagem do jornal Valor Econômico, desta quinta-feira, 6. O diário destaca a conclusão pela Casa Civil de projeto de lei, pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados, que libera a compra e o arrendamento de terras por empresas com controle estrangeiro, sem estipular limite de área como sempre defenderam o setor florestal e a bancada ruralista no Congresso.

De acordo com o jornal, o projeto impede que empresas ou cidadãos estrangeiros detenham ou arrendem, juntos, mais do que 25% do território de um município. E proíbe que companhias ou pessoas estrangeiras da mesma nacionalidade sejam proprietárias de terras que somem mais de 40% do território de uma cidade. “O município de Altamira tem 159 mil quilômetros quadrados. Ora, 25% desse montante correspondem a 35 mil quilômetros quadrados. A Bélgica tem 30 mil quilômetros quadrados; Israel tem 20 mil quilômetros quadrados”, alertou o senador.
Área de anexos

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.