Menu

Intercâmbio comercial com Peru pode ajudar economia no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A possibilidade de intercâmbio comercial e turístico é o tema da visita do embaixador do Peru no Brasil, Vicente Rojas, ao Acre, no próximo final de semana. O senador Gladson Cameli (PP-AC) foi designado representante oficial do Senado Federal para acompanhar o diplomata. No início desta semana, o parlamentar acreano já havia conversado sobre o potencial econômico da parceira com o cônsul do Peru no Acre, Félix Basquez.

Anúncio

O interesse concreto de empresas aéreas peruanas em operar voos para Cruzeiro do Sul e Rio Branco entusiasmou o senador, que tem buscado alternativas de desenvolvimento econômico para a região. “A verdade é que criaram uma política de florestania que só atrasou o estado. Você vê que a maioria das pessoas que querem trabalhar, os jovens principalmente, dependem dos órgãos públicos e nós temos de encontrar maneiras de aquecer a nossa economia. Isso me preocupa”, afirmou Gladson Cameli.

Além de empresas do setor aéreo, produtores de cimento e da agroindústria peruana também demonstraram interesse em investir no Acre. “Eu sei que há uma resistência nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas podemos estipular uma barreira. Levamos a nossa carne para lá e importamos o cimento, por exemplo. Nós precisamos abrir esse mercado, usar o Pacífico”, argumentou o senador.

Em fevereiro deste ano, o Brasil vendeu ao Peru cerca de US$ 15,5 bilhões e comprou US$ 10,9 bilhões. Boa parte da balança comercial é formada por carnes, aves, peixes e laticínios, além de produtos de origem vegetal. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

“Conversei muito sobre o assunto com o ministro Blairo Maggi, e tenho tratado disso em Brasília. Estamos agindo para que possamos, juridicamente e economicamente, abrir esse mercado. Minha preocupação com a infraestrutura de rodovias, pontes, portos e aeroportos é por causa disso também”, disse Gladson Cameli. A agenda da visita inclui percurso de carro na BR 317 até Assis Brasil para conhecer as cidades de fronteira da região.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.