Nesta quinta-feira, 23, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou treinamento prático de rapel a bordo do helicóptero Harpia 01, para tripulantes de multimissão do grupamento aéreo da Segurança Pública.
O treinamento é dividido em três módulos: rapel, maguari e tiro embarcado e faz parte do programa de capacitação continuada do Estado, destinado a servidores das forças de Segurança Pública.
Segundo o capitão PM Samir Cardoso, coordenador de instruções do Ciopaer, a atividade rapel é usada pelo grupamento aéreo no resgate de vítimas em meio a incêndios e atendimentos rápidos em locais de difícil acesso.
“O treinamento acompanha um planejamento da fortalecer o Ciopaer para atuar em missões aéreas complexas, utilizando técnicas e equipamentos precisos”, disse o titular da pasta, Emylson Farias.
Conforme o coordenador do Ciopaer, major-bombeiro Alzerino de Fontes, os policiais civis, militares e bombeiros militares do grupamento executaram as técnicas de rapel, métodos utilizados por tripulantes multimissão para momentos em que o helicóptero não pode pousar em solo.
A capacitação foi realizada no pátio da Sessão Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto Internacional Plácido de Castro, na capital.
Operando desde 2009, o helicóptero do Estado já percorreu todos os municípios, atuando em missões de resgate, combate aos crimes ambientais, operações policiais e apoio à Defesa Civil.
22
Um episódio inusitado tirou o sossego dos moradores do bairro da Sacramenta, em Belém. Um…
Gusttavo Lima sentiu um mal-estar no sábado (21) e foi internado no Hospital Vila Nova…
Uma aeronave de pequeno porte caiu sobre uma pousada, lojas e casas na manhã deste…
Um estudo divulgado nesta semana pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre explora…
O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou um…
A história parece enredo de um filme, mas é a emoção da vida real. Há…