Menu

Apesar da baixa incidência, Inca põe Acre em alerta contra câncer

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre tem a menor incidência de câncer colorretal do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com 3,35 casos a cada 100 mil homens. O Inca, no entanto, está levando a todos os estados o alerta quanto aos cuidados contra a doença. São estimados para 2017 cerca de 11.600 novos casos de câncer colorretal em São Paulo (cerca de 4 mil apenas na Capital), representando sozinho um terço dos 34 mil novos casos esperados para todos os estados brasileiros –a maior taxa do País. O alerta se estende também para o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Como comparativo, a cada 100 mil homens brasileiros, a prevalência de câncer colorretal é de 27,56 casos no Rio Grande do Sul, enquanto que é de apenas 4,06 casos em Alagoas, 3,57 casos no Maranhão, a segunda menor incidência do Brasil.

A doença está diretamente relacionada a hábitos de vida que priorizam o consumo de alimentos industrializados, com elevada ingestão de carne vermelha e embutidos, além da associação com fatores de risco como sedentarismo e obesidade.

Anúncio

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.