Menu

PL dos preços dos combustíveis poderá entrar em pauta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Projeto de Lei que altera a Lei no 10.336/2001, de autoria do deputado federal Alan Rick (PRB), para reduzir a diferença nos preços dos combustíveis entre as várias regiões brasileiras poderá entrar na pauta de votações da Câmara dos Deputados, em Brasília, ainda este ano. Essa é a expectativa de Alan Rick, que acredita que sua iniciativa vai beneficiar a população do estado com combustível mais barato.

Anúncio

Em 2016, as Comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovaram, por unanimidade, os pareceres do projeto do deputado acreano. “Uma vitória importante diante dos constantes aumentos nos preços dos combustíveis que prejudicam não apenas o cidadão, mas a economia das regiões Norte e Nordeste”, diz Alan Rick.

O PL de Alan Rick propõe que a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-Combustível) seja modificada, criando-se uma conta específica cujos desembolsos possam garabtir que os preços médios cobrados dos consumidores das regiões Norte e Nordeste na venda de cada combustível não sejam superiores a 5% do preço médio da regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apurados mensalmente.

“No Acre, em algumas cidades, as pessoas pagam R$ 6 pelo litro da gasolina e quase R$ 5 pelo diesel. Ou seja, se não houver uma intervenção através de um fundo já criado, regulamentando sua aplicação, estaremos eternizando essas disparidades que dificultam a vida e encarecem todos os produtos e serviços para as populações do Norte e Nordeste do Brasil”, destaca o parlamentar.

Segundo o parlamentar, a própria lei que institui a Cide já previu esse subsídio tanto nos preços do transporte quanto dos próprios combustíveis, para mitigar as diferenças regionais. Agora, o PL vai para a Comissão de Finanças e Tributação, onde Alan Rick já articula junto aos deputados para ter a matéria aprovada e posteriormente encaminhada para votação em plenário.

Atualmente, as regiões Norte e Nordeste pagam, em média, 15% mais caro que demais regiões do país. O objetivo do PL é estipular o custo de, no máximo, 5% a mais nas regiões Norte e Nordeste, o que poderá provocar a redução dos preços dos combustíveis para os consumidores nos 22 municípios do Acre, utilizando o fundo da Cide para garantir uniformidade nos preços dos combustíveis em todo o Brasil.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.