Categories: Cidades Notícias

Defensoria do Acre recebe menção honrosa por trabalho de educação em direitos aos povos indígenas

Published by
Da redação ac24horas

A Defensoria Pública do Acre recebeu menção honrosa no Concurso de Casos de Litigância Estratégica em Direitos Humanos, realizado no Rio de Janeiro. O concurso selecionou casos para serem apresentados no Seminário Nacional Litigância Estratégica em Direitos Humanos: usos, sentidos e práticas na Defensoria Pública, que será realizado entre os dias 29 de março a 01 de abril de 2017 – promovido pelo Fórum Justiça e pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.


O evento conta com o apoio da Fundação Ford, da Associação Nacional de Defensores Públicos – ANADEP, do Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, da Comissão Especializada em Escolas Superiores e Centros de Estudos das Defensorias Públicas do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ) e deverá reunir representantes da maioria dos estados.


O Acre será representado pelo pelo trabalho “Educação em Direitos Humanos: estratégias para o Direito dos Povos Indígenas”, da defensora pública Cláudia de Freitas Aguirre, Defensora Pública do Estado do Acre em Cruzeiro do Sul. Ela relatada a experiência da Defensoria Pública Acreana no que diz respeito à sua aproximação com os povos indígenas em virtude da participação da instituição em diversos encontros promovidos por associações e organizações indígenas desde o ano de 2015.


A Defensoria Pública do Acre participou dos seguintes encontros: 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, nas etapas local e regional, em junho e outubro de 2015, respectivamente; 1º Encontro das Artesãs Indígenas do Vale do Juruá, em setembro de 2015; XXXVII Assembleia Regional do Conselho Indigenista Missionário – regional da Amazônia Ocidental, em novembro de 2016; e o Encontro das Artesãs e Artesãos Indígenas do Vale do Juruá, em fevereiro de 2017.


Nos encontros, foram detalhados diversos temas jurídicos – de direitos territoriais ao direito ao nome indígena, direito das mulheres indígenas, relação dos direitos humanos com as normas constitucionais e convencionais (especialmente a Convenção 169 da OIT) aplicáveis a tais comunidades, dentre outros – foram objeto de palestras e conversas com indígenas, e como essa experiência vem resultando numa aprendizagem institucional por parte da Defensoria Pública.


A defensora pública Cláudia de Freitas Aguirre destaca que é um desafio a Defensoria Pública tomar para si, refletir e estabelecer uma atuação específica para essa população, cuja presença é expressiva no Estado do Acre. Os trabalhos aprovados serão objeto de publicação própria no âmbito do Seminário Nacional “Litigância Estratégica em Direitos Humanos, e a Defensoria Pública do Estado do Acre participará das atividades no encontro no final deste mês.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Polícia prende empresário apontado como um dos maiores desmatadores do Pará

O empresário madeireiro Gustavo Schulz apontado pela polícia como um dos maiores desmatadores do Pará…

27/04/2024

Suspeita de ajudar ex-fugitivos acreanos de Mossoró é presa no Ceará

Uma mulher de 21 anos, suspeita de ter ajudado os ex-fugitivos da Penitenciária Federal de…

27/04/2024

Temendo novas punições, Jovem Pan faz mudança drástica em linha editorial

A Jovem Pan segue passando por alterações e, agora, parece que a mudança será drástica.…

27/04/2024

Gladson criará secretaria para Velloso e diz que união entre Bocalom e Alysson é “lógica”

O governador do Acre Gladson Cameli (PP) anunciou neste sábado (27) que o deputado-federal Eduardo…

27/04/2024

Helicóptero militar de ajuda comunitária cai na Amazônia e oito tripulantes morrem

Oito tripulantes, incluindo três civis, morreram na queda de um helicóptero militar na última quinta-feira…

27/04/2024

Gladson promete construir gabinete na Cidade do Povo: “volta da presença do Estado”

O governador Gladson Cameli disse neste sábado (27), que pretende construir o gabinete oficial do…

27/04/2024