Menu

Conselhos criticam censura e defendem liberdade de expressão para mulheres no Estado do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os conselhos estadual e municipal dos Direitos da Mulher  emitiram neste final de semana nota conjunta para defender a liberdade de expressão dos movimentos sociais, criticando “pessoas ou instituições que criminalizam e discriminam os protestos que denunciam as desigualdades entre homens e mulheres”.  A nota traz dados sobre o tratamento preconceituoso com que a sociedade trata as mulheres e acerca da violência doméstica. “Apoiamos a liberdade de livre expressão do movimento de mulheres e dos movimentos sociais. Nenhuma a menos, pela equidade de direitos, por políticas públicas de promoção da igualdade de gênero, pela não criminalização dos movimentos sociais”, diz a nota.

Veja o texto na íntegra:

Anúncio

Nós do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio Branco – CMDM e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Acre– CEDIM, consideramos que os dados da Secretaria de Políticas para Mulheres – SPM/PR 2012 revelam uma realidade perversa para a vida das mulheres, onde a cada 5 minutos uma mulher é espancada; a cada 2 horas uma mulher é assassinada devido a violência doméstica; de 2009 a 2012 as denúncias de estupro cresceram 158%; aumentaram consideravelmente os relatos públicos de assédio sexual e/ou moral nos locais de trabalho; mulheres receberam cerca de 30% a menos que um homem, realizando o mesmo trabalho; a CONTAG (2008) revelou que 55.2% das entrevistadas em sua pesquisa sofreram algum tipo de violência no campo e que 63.6% dos atos de violência foram cometidos pelos maridos e companheiros; o  feminicídio aumentou em 50% para as mulheres negras, no período de  2003 a 2013,… dentre tantas outras violências que sofremos. Nesse sentido, mulheres de todo o mundo, organizadas em diversos movimentos marcaram o 8 de março como um grande dia de luta por direitos, sendo que no Brasil e no Acre não foi diferente. Repudiamos, portanto, todas as manifestações de pessoas ou instituições que criminalizam e discriminam os protestos que denunciam as desigualdades entre homens e mulheres. Apoiamos a liberdade de livre expressão do Movimento de Mulheres e dos Movimentos Sociais. Nenhuma a menos, pela equidade de direitos, por políticas públicas de promoção da igualdade de gênero, pela não criminalização dos movimentos sociais.

Rio Branco-AC, 16 de março de 2017.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio Branco – CMDM, composto por:

-Rede Acreana de Mulheres e Homens – RAMH

 

-Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular- CDDHEP

 

-Articulação Brasileira de Mulheres – UBM

– Cooperativa de Artesanato Amazônico  –  PAIOL

 

-Conselho Regional de Psicologia –  CRP/AC

– Sindicato das Trabalhadoras/es Domésticos – SIMDOMÉSTICO

 

– Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária – COMTES

 

– Secretaria Municipal de Educação – SEME

 

– Secretaria Municipal Adjunta da Mulher – SEMAM

 

– Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social – SEMACS

 

-Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEADPIR

 

– Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Acre –  CEDIM, composto por:

 

– Centro Cultural de Convenções Benedito de Aruanda – CCBA

 

– Associação das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – AGÁ & VIDA

 

– Federação das Associações de Moradores do Acre –  FAMAC

 

– Central Única dos Trabalhadores – CUT

 

– Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/AC

 

– Ordem dos advogados do Brasil – OAB/AC

 

-Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular- CDDHEP

 

-Articulação Brasileira de Mulheres -UBM

– Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres – SEPMULHERES

– Defensoria Pública do Estado do Acre – DPE

– Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – FEM

– Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF

 

–  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDS

 

– Secretaria de Estado de Educação – SEE

– Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP

– Instituto de Administração Penitenciária – IAPEN

 

– Secretaria de Estado de Planejamento – SEPLAN

 

– Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE

– Secretaria de Estado de Direitos Humanos – SEJUDH

– Assessoria Especial da Juventude – ASSEJUV

– Adufac – Associação d@s docentes da Universidade Federal do Acre

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.