Uma postura curiosa do secretário estadual de Saúde, Gemil Júnior, chama a atenção nesta sexta-feira, dia 17. O gestor determinou que parte da equipe dele atenda no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), o Pronto Socorro, de onde está despachando há pelo menos duas semanas.
A situação, segundo um dos funcionários, é atípica, já que nenhum outro secretário resolveu ver tão de perto a realidade dos hospitais acreanos. Pelo menos não que ele tenha conhecimento. “Eu fiquei sabendo que o secretário Gemil está atendendo aí há vários dias. Vem deputado, diretor e até outros servidores. Eu nunca vi isso”, conta.
Na verdade, o que se sabe, é que Gemil Júnior está implantando uma espécie de gabinete itinerante pelo qual vai poder vivenciar a rotina dos hospitais. Só no Pronto Socorro, contou uma funcionária do atendimento, o secretário chega pela manhã e fica até a noite quase todos os dias. “Outro dia eu estava saindo do meu plantão, às 6 horas, e ele já estava lá na frente”, lembra.
Uma das necessidades percebidas pelo secretário, como informou a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) nesta quinta-feira, dia 16, foi a reforma da cozinha do hospital de emergência, que hoje possui mais de 100 leitos de observação. Não demorou muito, e o secretário já anunciou, em reunião com servidores e sindicatos, que vai iniciar as obras em menos de 10 dias.
“No início do mês de março, mais precisamente no dia 2, inclusive com a presença de representantes do Spat [Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem] e do Sintesac [Sindicato dos Trabalhadores em Saúde], nós anunciamos que a prioridade seria a reforma do espaço [a cozinha]”, explicou Gemil. A obra anunciada vai custar R$ 230 mil.
A usuária do Huerb, Marize Paiva, de 39 anos, acredita que a obra na cozinha do hospital chega em boa hora. “Esses dias eu fui lá atrás para ver se ainda tinha marmita, e aí eu vi a situação de lá. Já estava na hora de reformar mesmo. Lá onde a gente está tem uma obra do lado, mas a cozinha mesmo parece que é bem velha. Esses dias a gente estava até comentando na enfermaria”, lembrou.
Com as obras, explicou Gemil Júnior, será possível terceirizar o preparo das refeições distribuídas aos pacientes, acompanhantes e servidores da unidade hospitalar, o que, segundo o gestor, vai otimizar o serviço oferecido pelo refeitório. “Nosso objetivo é sempre garantir o melhor atendimento possível aos nossos pacientes”, afirma.
A Direção do hospital informou que todos os dias, mais de duas mil refeições são distribuídas, incluindo café da manhã, almoço, janta e os lanches nos intervalos das refeições principais. O anúncio da obra foi comemorado pelo médico Fabrício Lemos, que responde pela Gerência Geral do Huerb.
“O governo sempre tem um olhar especial para a saúde. Estamos com um trabalho de equipe aqui no Huerb. Esse trabalho já havia sido anunciado na semana passada e o secretário já estava aqui dentro acompanhando nosso trabalho, e os serviços que oferecemos. Sobre isso, a gente, a nossa equipe, só tem a agradecer, porque ter o secretário ao lado, nos apoiando, nos dá ânimo para seguir melhorando a gestão”, comentou.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…