Categories: Acre Notícias Política

Oposição e situação não chegam a um consenso sobre montagem da CPI do Transporte na Câmara

Published by
Luciano Tavares, da redação ac24horas
[elementor-template id="1541731"]

Após quase uma hora de reunião a portas fechadas, oposição e situação não chegaram a um consenso sobre a formação da CPI do Transporte Coletivo e a montagem da comissão ficou para esta quinta-feira, 16, na Câmara de Vereadores. Mas a formação será decida a partir de um parecer da Procuradoria da Casa, informou o presidente da Câmara, Manuel Marcos (PRB).


“Os líderes não chegaram a um acordo para apresentar os nomes na CEI. Nós tivemos oito nomes colocados na mesa, mas só podem ser colocados sete para serem escolhidos entre os titulares e os dois suplentes. Devido a isso nós suspendemos a sessão, vamos buscar nossa Procuradoria e decidir pela formação”, disse.


A oposição indicou os vereadores Roberto Duarte (PMDB), proponente da CPI; Célio Gadelha (PSDB), Emerson Jarude (PSL) e N. Lima (DEM), suplente. Já a base de Marcus Viana apresentou para fazer parte da CPI, Jackson Ramos (PT), Railson Correa (PTN), Eduardo Farias (PC do B) e Artêmio Costa (PSB) como suplente.

Anúncios


Ocorre que segundo a oposição a base de Marcus Viana quer nomear quatro vereadores como titulares, incluindo o presidente e o relator da CPI. A oposição não aceita. “A situação quer quatro vagas de membros titulares e deixar uma apenas para a oposição”, protestou Roberto Duarte.


Por ser a maioria, a base do prefeito, que tem 12 vereadores, fala em seguir o regimento interno e eleger os membros no plenário, o que obviamente seria desvantajoso para a oposição que tem só cinco parlamentares.
“Nós da base queremos seguir o regimento. Quem elege os membros é o plenário. Existe uma regra que diz que sempre que possível você respeite a proporcionalidade das bancadas, e isso significaria que o PT com quatro vereadores indicaria dois; o PC do B com dois indicaria um; e o PSL também indicaria um, como foi indicado, e as demais outras vagas seriam escolhidas pelo pleno, como o nosso regimento manda, mas a oposição não entende dessa maneira”, disse o líder do prefeito, vereador Eduardo Farias.


Outra discussão que gera imbróglio é a escolha de Roberto Duarte como membro da CPI. Como é proponente da Comissão Parlamentar de Inquérito, por tradição ele deve compô-la, embora em tese, pela proporcionalidade, ele esteja em desvantagem, já que é o único vereador do PMDB na Casa.


A Comissão tem sete componentes, dois quais cinco titulares, sendo um presidente, um relator e três membros, e dois suplentes.


Share
Published by
Luciano Tavares, da redação ac24horas

Recent Posts

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27/07/2024

Pecuarista Macarrão é lançado candidato à prefeitura de Manoel Urbano

Ao som de fogos e veículos enfileirados no antigo prédio da Assembleia de Deus na…

27/07/2024

Vídeo: Datena é confirmado candidato do PSDB e xinga opositores

José Luiz Datena, apresentador e candidato à Prefeitura de São Paulo, enfrentou protestos durante a…

27/07/2024

Fátima Bernardes vê roubo em Paris e faz alerta sobre segurança

Neste sábado, 27 de julho, Fátima Bernardes utilizou seu Instagram para desabafar sobre um furto…

27/07/2024

Marília Gabriela, de 76 anos, impressiona ao exibir foto rara com a neta

Marília Gabriela encantou a web nesta quinta-feira, 25/07, ao publicar uma foto inédita com a…

27/07/2024

Cerca de 50 kg de droga é apreendida em ônibus que saiu de Rio Branco

Neste sábado (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 50 kg de drogas,…

27/07/2024