Menu

Só Acre e DF ainda pagam licença prêmio aos servidores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mesmo diante da grave crise financeira, o Governo do Acre ainda gasta parte dos recursos públicos para pagar a licença-prêmio. Apenas uma outra unidade da federação, o Distrito Federal, ainda concede esse pagamento atualmente. No começo desta semana, apenas a Secretaria de Educação autorizou 50 licenças-prêmios a professores da rede estadual.

O benefício conhecido também como pecúnia é concedido aos servidores locais como um bônus em forma de férias ou dinheiro no momento da aposentadoria. Os valores do Acre não foram divulgados mas no Distrito Federal, segundo o Correio Braziliense, o impacto financeiro em novembro passado, por exemplo, passou de R$ 16 milhões em pagamentos para 339 recém-aposentados. Para se ter uma ideia da dimensão desses gastos no Acre, o Diário Oficial do Estado tem mais de 600 páginas com portarias e outros procedimentos administrativo tratando do assunto.

Anúncio

A cada cinco anos trabalhados, o servidor público local tem direito a repouso remunerado de três meses. Entretanto, ele não é obrigado a tirar o período de folga, dando a possibilidade futura de converter o benefício em pecúnia.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.