Menu

Com campanhas, Acre consegue ampliar doação de órgãos

As cirurgias serão realizadas no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco (Foto: Arquivo/Secom)
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com apenas uma central de captação de órgãos humanos localizada em Rio Branco, o Acre ampliou de 6,2 para 8,8 doadores de órgãos por milhão de habitantes entre 2015 e 2016. Os dados são do Ministério da Saúde. Os novos números amenizam a rejeição do povo acreano à doação: o Acre é o quinto no ranking nacional de negativas à doação de órgãos.

O governo vem fazendo esforços para reverter a tendência negativa e ano fina do ano passado instituiu lei que que determina que campanhas de captação de órgãos devem ser realizadas de forma permanente e com apoio do Estado. Essa lei determina que a campanha deve esclarecer e incentivar a doação de órgãos e vem sendo feita com orçamentos da Secretaria Estadual da Saúde.

Anúncio

ara ampliar o número de doadores e conscientizar a população do Estado sobre a importância dessa atitude, uma parceria entre a Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Ministério da Saúde vem realizando o Projeto Gesto de Herói – o poder de doar vida, uma exposição itinerante sobre doação de órgãos que já passou por várias capitais do País durante o ano passado, inclusive Rio Branco.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.