Senador Jorge Viana quer que Anac reveja cobrança por bagagem em viagens aéreas

Por
Da redação ac24horas

O senador Jorge Viana (PT-AC) voltou a criticar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por liberar as empresas aéreas a cobrar tarifa pelas bagagens despachadas em avião pelos passageiros. “O Senado, por ampla maioria, disse não à proposta de iniciar a cobrança por mala”, disse, na tribuna do Senado, lembrando decisão do plenário ocorrida em dezembro.


“Nós temos a passagem mais cara do mundo, e agora a Anac quer nos impor a mala mais cara do mundo”, criticou o parlamentar. “Eu acho isso um abuso, um desrespeito com o Senado e espero que essa resolução não entre em vigor a partir do dia 14”. A cobrança por bagagem já foi anunciada por pelo menos duas companhias aéreas: Gol e Latam. Ambas vão estabelecer tarifa por mala despachada.


Em reunião do colégio de líderes, na manhã desta terça-feira, Viana pediu a intervenção do Senado para suspender a resolução da Anac. “Além de pagar uma passagem cara, os brasileiros e brasileiras agora vão ter, a partir do dia 14, se for levada adiante essa decisão da Anac, um custo a mais para o ir e vir num país continental como o nosso em viagens aéreas”, disse.


“Na época do governo do presidente Lula, nós chegamos a ter 120 milhões de pessoas usando passagem aérea por ano. Passou para 96. Depois do golpe, agora são 80 milhões de pessoas usando o transporte aéreo. Reduziram em 18% a oferta de voos para o exterior. Cancelaram, retiraram uma centena de voos dentro do País. E o que tivemos como consequência? Passagens mais caras”, lamentou.


Viana cobrou transparência no debate sobre a cobrança por mala despachada pelas companhias aéreas diretamente ao consumidor. “Faço um apelo à direção da Anac, que respeite a deliberação do Senado Federal. O Senado, por ampla maioria, disse não à proposta de iniciar no país inteiro a cobrança dos passageiros pela mala”, discursou.


“A Anac não pode adotar uma medida dessa sem ter uma discussão dentro do plenário do Senado e sem levar em conta que nós vivemos num país continental”, alertou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

Atleta acreano busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Kickboxing em SP O jovem atleta José Marcos, de 24 anos, conhecido no esporte como “Leão Ferroz”, está em campanha para arrecadar recursos e representar o Acre no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado no dia 13 de dezembro de 2025, no município de Piratininga, interior de São Paulo. Morador de Rio Branco e natural de Jordão, José Marcos integra o projeto Marcelo Fight e vem se destacando na modalidade Kickboxing K1. Ele também atua em duas frentes esportivas, conciliando treinos de boxe e kickboxing. Seu cartel soma 13 lutas, sendo 11 vitórias e 2 derrotas. Além da rotina como atleta, José trabalha com lanternagem e pintura de veículos para complementar a renda. Ele explica que, para participar do campeonato, precisa viajar no dia 10 de dezembro e permanecer até o fim da competição, cobrindo despesas como pesagem oficial, hospedagem, alimentação, preparação e transporte. Segundo José Marcos, o custo total para viabilizar a viagem gira em torno de R$ 7 mil, valor que inclui passagens de ida e volta para ele e seu mestre, além de gastos básicos durante a estadia. “Preciso, no mínimo, de hospedagem, passagem, alimentação e transporte. Como o torneio será no interior de São Paulo, os custos aumentam. Qualquer ajuda faz diferença”, disse o atleta. Quem desejar contribuir com qualquer valor pode realizar doações via Pix: Nome: Ellen Kécia Almeida Pereira: Chave Pix: (68) 98426-7776

20/11/2025