Categories: Cotidiano Gente - Economia e Negócios Notícias

Juro do cartão de crédito avança e chega a 486% ao ano em janeiro

Published by
Da redação ac24horas

Os bancos continuaram a subir as taxas de juros ao consumidor no começo de 2017, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta quinta-feira (23). O movimento acontece apesar da série de cortes promovidas pelo BC na Selic, a taxa de juros básica da economia.


Em janeiro, a taxa cobrada nas operações com cartão de crédito rotativo, a mais cara do mercado, voltou a subir e atingiu 486,8% ao ano, novo recorde histórico. Em dezembro do ano passado, os juros dessa modalidade de crédito estavam em 484,6% ao ano.


A série histórica da autoridade monetária começa em março de 2011. Em doze meses, o juro do cartão de crédito rotativo avançou 47,3%.


Nesta quarta (22), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou o quarto corte seguido na taxa Selic, que está agora em 12,25% ao ano.


Cheque especial

No caso do cheque especial, informou o Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com pessoas físicas registrou pequena queda, passando de 328,6% ao ano, em dezembro do ano passado, para 328,3% ao ano em janeiro deste ano.


Com isso, segue em patamar próximo ao recorde histórico de 330% ao ano, registrado em novembro de 2016. A série histórica do BC, neste caso, começa em julho de 1994.


A modalidade de crédito do cartão rotativo, e também do cheque especial, de acordo com especialistas, só deve ser utilizada em momentos de emergência e por um prazo curto de tempo, devido ao custo proibitivo.


No caso do cartão de crédito, a recomendação dos economistas é que os clientes bancários paguem toda a fatura no vencimento para não deixar saldo devedor.


Medidas para baixar juro do cartão

O governo anunciou recentemente que quer baixar os juros do cartão de crédito para menos da metade do patamar cobrado atualmente pelos bancos. Se a medida for implementada, os juros do cartão recuariam para cerca de 240% ao ano, ainda é considerado extremamente elevado para padrões internacionais.


No fim de janeiro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou norma que restringe o prazo do crédito rotativo do cartão de crédito.


 Segundo a norma, o rotativo só poderá ser usado até o vencimento da fatura seguinte. Se na data do vencimento o cliente não tiver feito o pagamento total do valor da fatura, o restante terá que ser parcelado ou quitado.

A expectativa da equipe econômica é que todas as medidas que serão adotadas pelo governo paga baixar os juros do cartão devem estar em vigor até o fim do primeiro trimestre de 2017.


A ação principal será limitar o prazo para o pagamento do rotativo (que é quando é feito o pagamento do valor mínimo da dívida, com o parcelamento do restante) para até 30 dias. Hoje, esse prazo é mais longo.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima

Um estudo realizado no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, em parceria com outras instituições…

11/05/2024

Evento do PP termina com recuo sobre chapa com Bocalom: “manutenção do diálogo”

O presidente da executiva municipal do Progressistas, Aberson Carvalho, anunciou na manhã deste sábado (11)…

11/05/2024

Assessoria de Ulysses diz que deputado não vai se manifestar sobre Fake News

A assessoria do deputado federal Ulysses Araújo (UNIÃO-AC) disse na manhã deste sábado (11) que…

11/05/2024

Milhares de pessoas participam da festa do dias das mães em Brasiléia

Na noite de sexta-feira dia 10, a cidade de Brasiléia se encheu de brilho e…

11/05/2024

Davi Brito é xingado durante o show de Wanessa Camargo

Uma verdadeira rivalidade se instaura sobre os fãs de Wanessa Camargo e Davi Brito, fruto…

11/05/2024

Mortes, casais e verdade sobre Buba: O que falta acontecer em Renascer?

A trama arrastada de Renascer, além de não empolgar o público, fez surgir a temida…

11/05/2024