Menu

O prefeito Isaac Lima mentiu: o repetido discurso de desconstrução de imagem dos petistas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em matéria veiculada pelo site ac.24.horas o prefeito Isaac Lima, do PT de Mâncio Lima afirma que o “Ex-prefeito Cleidson Rocha deixa dívidas de 16 milhões para os cofres de Mâncio Lima”. Contudo, na matéria assinada por Archibaldo Antunes, a somatória relatada não se aproxima do fabuloso número anunciado, o que levou a correção posterior, veiculada fora do espaço onde se anunciou em letras garrafais, erroneamente a manchete em questão. Quanto ao relato e a reportagem, tenho a esclarecer o que segue:

• Ao que o prefeito Isaac Lima atribui “irresponsabilidade administrativa” sinaliza, ao contrário, a honestidade de quem, tendo assumido o município de Mâncio Lima, no ano de 2009, com dívidas e inadimplências históricas, tratou, sem estardalhaços, de assumir as responsabilidades do cargo, negociando com as instituições credoras os passivos herdados pela gestão anterior do sr. Luiz Helosman, da qual o atual prefeito participava como vice-prefeito;

Anúncio

• Nesse rol de dívidas herdadas, o atual prefeito não cita a do FGTS dos servidores da Câmara, num montante de mais de 600 mil reais, por nunca ter sido recolhido nem depositado em favor dos servidores daquela casa, com a qual o então prefeito Cleidson Rocha teve que arcar, em parcelas, para que o município voltasse à adimplência, como é desejável.

• A dívida da ELETROBRAS também foi uma herança cruel das gestões anteriores, entre elas, os mandatos do sr. Luiz Helosman, cuja esposa hoje é vice-prefeita de Isac Lima.

• A dívida com a Receita Federal foi negociada no ano de 2013, nos valores estendidos por 180 meses, pois sobre o montante mensal, incorreram juros pelo fato da gestão anterior de Luiz Helosman ter praticado a incorreção de não informar GFIP de servidores provisórios, recolhendo, apenas, o equivalente aos servidores efetivos, o que gerou multas sob os valores apurados pela Receita Federal. Esse quadro não foi levado á público, em manchetes de jornal, pois trata-se de questão técnica a ser apurada pela Receita do Brasil.

• Com relação aos pagamentos atuais do INSS, o ex-prefeito Cleidson Rocha deixou, em caixa, importância suficiente para que o atual prefeito fizesse o pagamento do mês de dezembro, o que parece não ter sido honrado. Quando assim é, a Receita sequestra o valor equivalente, no dia 10 do mês subsequente, como aconteceu na gestão de Cleidson e de quase todos os prefeitos do Acre, nas vezes em que a arrecadação era insuficiente para honrar esse compromisso;

• Com relação às obras não concluídas, essa é uma herança positiva deixada por Cleidson Rocha, pois nunca na história de Mâncio Lima, um prefeito conseguir tantos recursos nem construiu tantas obras para a cidade; No lastro dessa questão, vale ressaltar os mais de 7 (sete) milhões empenhados, deixados para que o atual prefeito possa trabalhar nos próximos anos;

• No que se refere à parceria com o DERACRE de que o prefeito Isac Lima se gaba, no mandato de Cleidson Rocha, esta era invertida: era a prefeitura de Mâncio Lima que dava as condições para que o DERACRE cumprisse o seu trabalho, pois nunca havia combustível, e a prefeitura era quem arcava com as despesas de recapeamento da Av. Japiim, que é de inteira responsabilidade do Governo do Estado. Ressalte-se que se hoje o DERACRE está realizando tapa-buraco em Mâncio Lima, isso nunca aconteceu em anos anteriores, pois as forças políticas adversárias proibiam que assim se desse.

• O mandato de Isac Lima optou por um único caminho: a desconstrução da imagem da gestão anterior, que como nunca, acolheu as necessidades da população, tratando de assumir os compromissos sem estardalhaços de mídia nem cenas públicas de ódio e revanchismo. Está na hora de Mâncio Lima receber parte das muitas promessas feitas, em vez de se ficar ruminando dissabores e maldades. Quem assume as funções de prefeito deveria saber claramente a situação financeira da prefeitura e ter alternativa para resolvê-las em vez de ficar olhando pelo retrovisor.

Cleidson Rocha, ex-prefeito.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.