Uma grande operação conjunta entre os fiscais do Procon e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou uma varreduras nos postos de gasolina da capital acreana. Não foram encontrados problemas nas bombas, mas amostras ainda vão ser enviadas para análise em laboratório.
Durante a fiscalização, iniciada na segunda-feira e com encerramento desta quinta-feira (16), foi avaliada a qualidade e a quantidade dos combustíveis. Ao todo, foram fiscalizados 26 postos de abastecimento. Não foi feita a checagem dos lacres das bombas por ser uma atribuição do Inmetro.
ANP não encontrou problemas nos combustíveis
Segundo o fiscal da ANP, José Luis de Sousa, até o momento da entrevista não havia sido identificado qualquer problemas no abastecimento, mas apenas problemas formais em outros pontos. ANP avaliou a qualidade do combustível na bomba e quantidade abastecida. Foram coletadas amostras do combustível nos postos para o envio ao laboratório para constatação da presença de solventes – conhecido como “rafinado”.
“Não houve lacração de bombas nos postos avaliados, tendo sido identificados postos onde foi identificado abastecimento à mais. O teor de álcool foi aferido no momento, pois temos um kit de fiscalização. Se tivesse sido identificada alteração na qualidade, teria havido a lacração imediatamente da bomba. Mas até o momento não houve problema nos postos avaliados”.
O fiscal da ANP informou ter havido pequenos problemas, como falta de adesivos e kits de análise da qualidade trancados na sala do gerente. Por conta disso, dois postos autuados. “Neste caso o gerente não pode deixar os kits trancados e foram autuados para corrigir”, informou.
Procon vai realizar outras operações
O diretor do Procon, Diego Rodrigues, informou ter a ação partido de ma solicitação do órgão e prontamente atendida pela ANP. Coube ao Procon a fiscalização da parte relativa ao código de defesa do consumidor e a documentação.
“No caso do consumo foi feita pelo Procon uma coleta dos preços dos combustíveis, sendo que isso vai resultar em uma análise a ser disponibilizada para a população poder escolher o melhor preço. Mas podemos afirmar que estas ações vão acontecer com frequência e vamos até qualificar o fiscais do Procon para poderem fazer algumas aferições no futuro, naquilo que couber ao órgão”, informou Diego.
Rui Kennedy de Morais Araújo, de 18 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio…
O nome de Neymar ficou entre os assuntos mais comentados na tarde de Natal, quarta-feira,…
O último final de semana do ano deve ser de chuva em todo o país.…
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia…
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que,…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (26) que…