Categories: Destaque 6 Notícias Política

Centro cirúrgico parado por falta de profissionais

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

A falta de profissionais da área médica tem impossibilitado o funcionamento de um centro cirúrgico no município de Plácido de Castro. A denúncia é do deputado Antônio Pedro (DEM). De acordo com ele, a precariedade nos hospitais não seria exclusividade dos municípios do Juruá. “Eu acredito que é geral o problema na saúde”, enfatiza.


“Ainda ontem, eu falei com uma médica de Plácido de Castro e podemos constatar que é precária as condições da rede pública de saúde no município. Ouvi da médica que relatou a falta profissionais. Falta médico cirurgião e anestesista. O centro cirúrgico está pronto, mas infelizmente está há dois anos parado”, destaca Antônio Pedro.


O secretário de saúde do Acre, Gemil Júnior informa que o governo está trabalhando para realizar um concurso público para suprimir a necessidade no hospital de Plácido de Castro. O gestor destaca que a questão é que não teriam profissionais disponíveis no Estado. Para atrair cirurgiões e anestesistas é necessário abertura de concurso público.


“Existe uma carência de profissionais no Estado, esta é a realidade. Para atrair novos médicos, principalmente para o interior do Estado, precisamos realizar um concurso público. Posso garantir que estamos empenhando para solucionar esta questão e tentar liberar o edital o mais rápido possível”, destaca Gemil Júnior.


Os problemas na unidade de saúde estariam sobrecarregando o atendimento em Rio Branco, garante o deputado. “A maternidade de Rio Branco fica tumultuada porque os municípios não contam com atendimento. Um centro cirúrgico pronto em Plácido, tem os equipamentos, mas infelizmente não tem o profissional para atender”.


Antônio Pedro afirma que a população do município, “se deslocam para capital e prejudicam o atendimento. Isso acontece em quase todos os municípios. A gente paga caríssimo os impostos, mas na hora de a gente ter retorno é negado. Eu me preocupo com a questão da saúde e da segurança que está cada vez mais complica”.


Ele denuncia ainda a dificuldade para conseguir uma consulta da rede estadual. “Quando a pessoa consegue uma consulta entra na fila para fazer os exames, já para conseguir marcar o retorno é outro transtorno. Os exames vencem. As pessoas que vem dos municípios passam por uma verdadeira via-crúcis”, finaliza Antônio Pedro.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

MP defende indeferimento de pedido do PCdoB para suspender lei que cria Repac para Rueda

O procurador-geral Adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, do Ministério Público do Acre,…

17/06/2024

Ana Maria Braga se revolta com PL do aborto e manda indireta para ator da Globo

Ana Maria Braga falou sobre o PL (Projeto de Lei) 1.904/2024 nesta segunda (17), no…

17/06/2024

Sintesac e Estado do Acre fecham acordo para pagamento do Plano Bresser

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre - SINTESAC anunciou na última…

17/06/2024

Mãe de Gladson detona deputados do Acre que apoiam PL do aborto

A mãe do governador Gladson Cameli, Linda Cameli, deu um puxão de orelha nos deputados…

17/06/2024

Empréstimo de R$ 140 milhões à prefeitura é encaminhado ao Tesouro Nacional

O prefeito Tião Bocalom (PP) declarou que o empréstimo de R$ 140 milhões aprovado pela…

17/06/2024

Ribeirinho sonha salvando criança e encontra corpo de menino boiando no Rio Tarauacá

O corpo de uma criança com idade aproximada de 12 anos foi encontrado boiando nesta…

17/06/2024