Categories: Gente - Economia e Negócios Notícias Política

Contra a redução de direitos

Published by
Assessoria

Cooperativas se unem contra proposta da Junta Comercial que quer retirar direitos garantidos na lei estadual do cooperativismo


Representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB-AC) reuniram-se com o deputado federal Léo de Brito na sede da Capitalcredi, na tarde da última segunda-feira, para debater a proposta da Junta Comercial de alteração dos artigos 5 e 6 da Lei n. 1.598/2004 (lei estadual que institui a política de apoio ao cooperativismo). A redação do artigo 5 garante às cooperativas o direito à isenção da cobrança de taxas e emolumentos dos documentos referentes ao arquivamento do processo de constituição de cooperativas, alterações estatutárias, prestações anuais de contas e atas de assembleias gerais. Já o artigo 6 determina a indicação de um representante (vogal), por parte da OCB-AC, para compor o Plenário da Junta Comercial do Estado. A Junta Comercial pretende alterar os referidos artigos retirando a isenção e o direito de participação no Plenário.



Na reunião, que contou com a participação de representantes de todos os ramos de atividade econômica do cooperativismo acreano (saúde, crédito, trabalho, extrativismo, agropecuário, transporte, agricultura familiar, economia solidária e produção) o deputado federal Léo de Brito ressaltou a importância do diálogo na busca por uma solução ao impasse. “O direito adquirido pelas cooperativas por meio da lei deve ser respeitado, pois é fruto de um histórico de lutas e vem consolidar a atuação das cooperativas nos mais diversos setores da economia do Estado. Ao longo dos anos, as cooperativas têm contribuído de forma significativa para a inclusão econômica e social de acreanos em todos os municípios. Nesse sentido, precisamos encontrar uma solução que atenda aos anseios do setor cooperativa, bem como da Junta Comercial”, pondera.



Na ocasião, os dirigentes do sistema OCB-AC esclareceram que a lei do cooperativismo do Acre é a quarta criada no Brasil. Tornou-se referência nacional pela qualidade e um exemplo seguido por diversos estados. Há o entendimento de que, ainda se necessário modificá-la – não seria o caso -, as mudanças deveriam primeiramente ser discutidas com o setor. Enfatizaram, ainda, que o debate deve ser no sentido de garantir o fortalecimento das cooperativas.


Texto e fotos: Juracy Xangai


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024