Menu

Rio Juruá está a 17 cm de cheia histórica; desabrigados em Cruzeiro do Sul somam 508 nesta segunda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


A coordenadora do abrigo público montado pela prefeitura de Cruzeiro do Sul para receber os desalojados pela enchente do Rio Juruá, Rosa Sampaio, informou na manhã desta segunda-feira, 30, que já são 508 os desabrigados pela enchente. Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros no município, capitão Rômulo Barros, o manancial atingiu pela manhã a cota de 14,01 metros – e está a apenas 17 centímetros de chegar à maior cheia, ocorrida em 1995.

Cerca de 200 pessoas, entre servidores públicos municipais e voluntários, estão à disposição da prefeitura no Centro Poliesportivo Alailton Negreiros de Melo, local para aonde estão sendo remanejados os desabrigados. Ali, havia até a manhã desta segunda aproximadamente 140 pessoas, entre adultos e crianças. “E sempre chegando mais”, disse Rosa Sampaio.

Anúncio

Os demais desabrigados se dividem entre beneficiários de aluguel social e pessoas que buscaram abrigo em casa de parentes.

No início da manhã, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), acompanhado pelo senador Gladson Cameli (PP) e pelo deputado estadual Nicolau Júnior (PP), deu uma entrevista ao programa Bom Dia Juruá, da rádio Juruá FM. Ele falou sobre as providências tomadas na remoção e acolhimento dos desabrigados e apelou à solidariedade dos ouvintes.

“Estamos precisando de doações. Ontem algumas pessoas não tinham colchão para dormir”, contou.

Segundo Rosa, os itens prioritários nesse momento são colchões e cobertas, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal, alimentos e brinquedos para as crianças. As doações podem ser feitas no próprio ginásio.

O senador Gladson Cameli prometeu procurar o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em busca de socorro às vítimas da região. “Esse é um momento de união de todos, de trabalho e solidariedade com os que sofrem as consequências das cheias”, disse ele.

Mãos amigas
No momento em que dava entrevista ao ac24horas, a coordenadora do abrigo foi procurada por representantes do governo do Estado. Eles se prontificavam a apoiar as ações da prefeitura na remoção e acolhimento dos desabrigados.

“Estamos aqui para ajudar no que for preciso, e disponibilizaremos quantas pessoas forem necessárias”, garantiu Socorro Melo, representante do gabinete da vice-governadora do Estado, Nazareth Araújo.

Os desabrigados receberão café da manhã, almoço e janta, além de lanches no meio da manhã e no meio da tarde.
No abrigo trabalham servidores de diversos órgãos da prefeitura de Cruzeiro do Sul, além de homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.