Categories: Blog do Crica Destaque 3 Notícias Política

Flaviano Melo admite ser “Plano B” do PMDB para o senado em 2018

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

O presidente do PMDB, deputado federal Flaviano Melo, me disse ontem que pela sua pujança política o partido não pode deixar de ter um candidato próprio ao Senado. Citou que o ex-prefeito Vagner Sales (PMDB) manifestou a vontade de ser este nome e isso deve ser respeitado. Mas ressalvou que, caso o Vagner não queira ser e o PMDB entender de que num consenso ele terá que ser o candidato não refugará em aceitar. É uma espécie de “Plano B”. Flaviano, durante a conversa, fez um alerta de que, a oposição tem que ter a cabeça fria para lançar somente duas candidaturas a senador. Com três ou quatro candidaturas ao Senado a oposição corre o risco de não eleger ninguém, porque os votos da oposição seriam pulverizados, vaticinou. Considera o senador Jorge Viana (PT) como um forte candidato e que por isso a chapa do PT ao Senado não pode ser menosprezada. A oposição ter apenas dois nomes na disputa é o essencial, diz.


Eleição da AMAC
A eleição para a presidência da Associação dos Prefeitos do Acre não foi discutida dentro do PMDB. A informação é do deputado federal Flaviano Melo (PMDB). A lógica, segundo ele, é que a presidência deva ficar com o prefeito da Capital, por ser quem mais investe. “É como numa empresa, o acionista majoritário é quem ocupa a presidência”, exemplificou Flaviano.


Poderia pular para três
Sobre o fato do vereador Roberto Duarte (PMDB) vir a ser candidato a deputado estadual diz ser esta uma decisão pessoal do político, mas ressalta que isso seria bom para a legenda do PMDB, porque sua entrada pode levar o partido, ao invés de dois, eleger três deputados.


Esquecer prefeitura
A publicitária Charlene Lima mantem o trabalho que vinha fazendo até ter a sua candidatura prefeita brecada pelo PV, não é o caminho errado. Mas se quer ser deputada estadual tem de ampliar as suas ações a outros municípios, porque os votos de Sena serão pulverizados. Ficar adstrita ao burburinho paroquial de Sena Madureira pode lhe dar uma base, mas jamais garantir uma eleição à Aleac.


Posição irreversível
O prefeito de Porto Valter, Zezinho Barbary (PMDB), me ligou para se posicionar acerca da eleição na AMAC. Falou que aceitou ser vice do prefeito Marcus Alexandre porque o órgão funciona muito bem sob a sua presidência, nunca fez política dentro, e é quem mais investe na manutenção, 82 mil reais. E completou afirmando ser a sua decisão irreversível.


Na política sou oposição
O prefeito Zezinho Barbary (PMDB) fez questão de ressaltar que a sua manifestação é técnica. Em 2018 estarei no palanque com o senador Gladson Cameli (PP) e com o ex-prefeito Vagner Sales (PMDB), a minha posição na AMAC não tem nada a ver com política, assegurou Barbary.


Prefeito não é para fazer graciosidades
A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), não está sendo “cruel”, como alguns colocaram, por suspender concessões para novos táxis liberadas no apagar das luzes da administração do ex-prefeito Rodrigo Damasceno (PT). Na gestão não cabe a graciosidade.


A mulher pode abrir a boca
Chega a notícia de que um ex-prefeito de uma prefeitura do Alto Acre trocou a mulher de 40 anos por uma de 20 anos. A ex-mulher promete “abrir a boca”. Não vou pôr nome, claro, é problema pessoal e amoroso, mas posso desejar feliz lua de mel aos novos pombinhos.


Comparação das cidades
Claro que, em comparação com Rondônia o Acre é um mendigo na economia. Mas há um ponto que ganhamos de Porto Velho, a cidade de Rio Branco é mais arrumada e as ruas menos esburacadas. Uma sobrinha que mora em Porto Velho fez ontem esta observação.


Guarde para conferir
Para o ex-deputado Gilberto Diniz estão se desiludindo os que esperam o apoio do prefeito Mazinho Serafim (PMDB) para deputado estadual. “Luis Carlos, você guarde o que estou lhe dizendo e confira na época certa se eu estava certo ou errado na previsão, vai lançar a mulher à deputada”, vaticinou Diniz.


Tenho sempre que achar graça
Eu me divirto quando leio que este ou aquele político que não é do PT terá o “apoio integral” do governador. Encaro este a notícia como piada. PT ajuda PT e ponto. Ai está o exemplo do PEN com deputados leais ao Governo, triturados pela máquina petista e nenhum se elegeu.


 Chega de caras e bocas
Que a administração do prefeito Cleudo Rocha (PMDB) foi medíocre em muitos aspectos, não é mentira. Mas chega do prefeito Isac Lima (PT) ficar fazendo caras e bocas denunciando que pegou a prefeitura de Mâncio Lima quebrada. Foi eleito para dar solução aos problemas e não para chorar miséria. Na campanha não disse que tinha solução para todos os males?


O problema é o tráfico internacional
O Exército daria uma maior contribuição para reduzir a criminalidade se colocasse postos de revistas nos ramais que dão acesso à Bolívia, mas a sua liberação para atuar nos presídios é uma boa medida, porque alguém tem que fazer algo para celulares não chegarem às unidades.


Ordens partem de dentro
O presidente do sindicato dos agentes penitenciários, Jose Janes, disse em recente entrevista de que em torno de 80% das ordens para a prática de crimes vêm de celulares dentro dos presídios. Enquanto não chegam os bloqueadores tem que, se fazer revistas periódicas.


Arrogância é um mal da alma
As religiões orientais ensinam que a arrogância e a deslealdade são um mal da alma. Machuca mais quem o pratica de que a quem é endereçada. Esta máxima, alguns segmentos do PT local deveriam assimilar. Entendam isso de vez, o poder é passageiro e amanhã serão todos nada.


Licitação dispensada
A bela e recatada vice-governadora Nazaré Araújo, nestes poucos dias à frente do governo, determinou que fosse dispensada a licitação para a compra de bloqueadores de celulares para os presídios. Numa guerra aberta entre o Estado e os bandidos não pode haver burocracia.


Não consigo decifrar
Não consigo decifrar a importância – a não ser de marcar posição política – a briga do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), pela presidência da AMAC, um órgão só técnico.


Placar macabro
Do início do mês até hoje o placar macabro aponta 32 execuções. Estamos na metade do mês.


O jogo será jogado
O deputado federal Major Rocha (PSDB) me ligou ontem de Porto Valter para confirmar que, caso um nome do PSDB apareça na ponta da pesquisa para o Senado, o partido lançará candidato, não importando o que venham a decidir os outros partidos da oposição.


Argumento pesado
O argumento mais forte do presidente do PMDB, Major Rocha (PSDB) é de que, o PSDB com uma candidatura à Presidência do Brasil, não há como no Acre não ter alguém disputando o Senado. Que tanto pode ser ele como o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB).


Repetindo a coluna
A declaração do deputado federal Flaviano Melo (PMDB) de que a oposição poderá não fazer um senador se insistis ter três ou quatro candidaturas bate com o que venho colocando aqui. É óbvio, porque os votos do PT ficariam centralizados e os da oposição pulverizados.


Rio Branco digital
É o programa que o prefeito Marcus Alexandre (PT) vai oferecer internet gratuita no Terminal Urbano, terminais de integração da UFAC e Adalberto Sena, na Rodoviária e na Praça da Revolução. Ao longo dos próximos meses o programa será ampliado. É a modernização.


Celular virou primeira necessidade
O celular virou um item de primeira necessidade. Todo mundo possui um. Ao colocar pontos de internet grátis em locais de grande aglomeração, a PMRB marca um ponto positivo.


Um órgão técnico
Vejo a eleição para a presidência da AMAC como sem nenhum sentido político. A oposição brigar para fazer o presidente é irrelevante. O órgão não é político, o presidente não pode fazer política porque é composto por vinte e dois prefeitos. A manutenção tem seus custos. Além disso, como acontecem toda semanas reuniões na AMAC, um prefeito do interior teria que bancar semanalmente o seu deslocamento. Além de ter de desembolsar acerca de 80 mil reais para manter a estrutura funcionando. Por isso é um cabo-de-guerra sem necessidade. Na campanha de 2018, quem for oposição continuará oposição e quem for PT continuará do PT.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024

Policial Penal investigado após rebelião em presídio tem HC negado

O agente de segurança pública, Romilson da Silva, preso no último dia 5, teve o…

24/04/2024

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados amanhã

Os corpos encontrados em um barco à deriva no litoral paraense, no último dia 13,…

24/04/2024