Menu

Abrigos serão construídos quando rio Acre marcar 12 metros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível rio Acre ainda se aproxima dos 9 metros, três a menos que o necessário para o inicio da construção de abrigos que deve receber prováveis famílias que terão as casas alagadas em caso de cheia do manancial. A explicação foi dada pelo prefeito Marcus Viana, durante a apresentação do Plano de Contingência, nesta sexta-feira, dia 13, em Rio Branco.

Anúncio

“Nós estamos entrando agora no período onde 70% das enchentes ocorreram, que é o final de janeiro, fevereiro e março. Por isso, estamos reunindo os órgãos da Defesa Civil Estadual, Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, governo e toda a equipe da prefeitura. O rio ele subiu mais de quatro metros do dia 1 de janeiro até hoje. Já choveu mais que o previsto”, relatou o prefeito.

Segundo a Defesa Civil, bairros como Taquari, Cadeia Velha e Habitasa serão permanentemente fiscalizados e acompanhados por equipes. Para o coronel George Santos, coordenador do órgão municipal, esse tipo de medida é essencial durante os trabalhos que antecedem uma provável cheia. O rio Acre é monitorado desde a década de 1970.

“Janeiro, fevereiro, março e abril são os período mais chuvosos na nossa região. Em fevereiro e março [é o período em que] 73% das enchentes acontecem, então a gente vai entrar em um período de atenção. O Plano de Contingência define exatamente isso, é o elemento norteador para as ações que para as nossas ações, caso venham a acontecer desastres em nossa cidade”, destacou o coronel.

Para se ter ideia da situação, já choveu, em janeiro 10% a mais do que era esperado para o primeiro mês do ano: 311 milímetros. Os números pluviométricos foram coletados entre os dias 1º e 13. A média para o mês, segundo a Defesa Civil é de 280,00 milímetros.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.