Categories: Cidades

Iphan vai abordar valor histórico cultural da casa Chico Mendes

Por
Thais Farias

RIO BRANCO – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove nesta sexta-feira, ), às 14h30, nas sede do instituto, situada na Rua Rio Grande do Sul, evento voltado para abordar o valor histórico cultural da Casa de Chico Mendes, bem como divulgar de forma mais ampla e acessível a normatização de proteção do entorno da Casa de Chico Mendes.


A ação faz parte das comemorações dos 80 anos do instituto. O evento é voltado para os profissionais da área de arquitetura/engenharia, gestores municipais e estaduais, especialmente aqueles vinculados às áreas de cultura, patrimônio e fiscalização/autorização de obras, membros do ministério público estadual e federal, professores das áreas de arquitetura e patrimônio cultural, além da comunidade em geral.



A casa onde Chico Mendes, lider seringueiro morto em dezembro de 1988, viveu seus últimos momentos encontra-se localizada na cidade de Xapuri (AC), na Rua Batista de Moraes, 487(1), num arruado de casas semelhantes em formas e sistemas construtivos.
Segundo Costa (2), a história de Xapuri mescla-se com a do Acre, sendo um capítulo especial desta. Assim, também, a casa segue o estilo das construções “modernas” acreanas (3) e até da própria arquitetura vernácula da Amazônia. A planta traduz a simplicidade da construção, modelada com os espaços mais básicos para uma moradia: quatro cômodos, formados por sala, dois quartos e cozinha, interligados por um corredor lateral.
Esse partido de planta remonta à “primeira hora da colonização do Brasil”, cujo tipo de planta recebeu as denominações de meia-morada ou morada inteira. Essa última se configurava quando se rebatia as alcovas (quartos de dormir), tornando o corredor o eixo central, dividindo a casa em duas partes distintas área social (sala) e área íntima (quartos e sala de viver/cozinha) (4).
Para quem chega pela primeira vez à Casa de Chico Mendes sem o conhecimento do peso de sua história, a sua forma singela pode remeter o observador a uma memória lúdica de infância. Sua forma lembra os desenhos de representação de casas feitas pelas crianças nos seus primeiros contatos com a representação da casa, do lar.
Share
Por
Thais Farias

Últimas Notícias

  • Televisão

Morre Carlota Portella, coreógrafa e jurada da Dança dos Famosos, aos 74 anos

A coreógrafa Carlota Portella morreu neste sábado (31), aos 74 anos. A informação foi confirmada…

31/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Defensoria Pública e ICMBio assinam acordo para atendimento a indígenas e quilombolas

A Defensoria Pública da União e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)…

31/08/2024
  • Notícias
  • Pará
  • Região Norte

Avião com governador do Pará faz pouso de emergência em Tucuruí

Um avião que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho, precisou fazer um pouso de…

31/08/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom e Alysson participam da tradicional Calvagada; evento marca início da Expoacre

O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom, junto com seu vice,…

31/08/2024
  • Televisão

Suposto namorado de Gugu Liberato reage à atitude de Rose Miriam com herança

Thiago Salvático, que afirma ter tido uma relação com Gugu Liberato, tomou uma atitude após…

31/08/2024
  • Juruá

Casa de farinha móvel é a novidade apresentada no Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul

Uma casa de farinha que pode ser transportada, montada em qualquer lugar e produzir 500…

31/08/2024