Categories: Acre Notícias

Justiça federal do RN desmente secretaria de Segurança sobre demora para transferência de presos

Published by
Da redação ac24horas

A versão do secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, em alegar demora de cinco meses para o juiz autorizar a transferência de alguns presos do Acre para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi desmentida pela Corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró. O secretário chegou a afirmar que foi preciso pedir a intervenção do ministro da Justiça para “sensibilizar” o juiz corregedor de Mossoró.


Em nota, a Justiça federal lamentou a postura do secretário. “Não há, em absoluto, que se falar em morosidade e muito menos que o pedido já tem cinco meses e está aguardando a decisão da Corregedoria Judicial do Presídio Federal em Mossoró/RN. (…) Há de se lamentar que, em meio à crise do sistema prisional, gestores estejam tentando transferir responsabilidades quando deveriam era responder e resolver os problemas inerentes às funções e cargos que ocupam”.


Na nota, a Corregedoria da Penitenciária Federal diz que no dia 3 de novembro foi feito um pedido por parte do Governo do Estado do Acre, através de e-mail enviado pelo Departamento Penitenciário Nacional, pedindo, inicialmente, a inclusão de 50 presos, depois reduzida para 36. No dia 4 de novembro de 2016 o processo foi decidido e foi aceita a transferência emergencial de apenas um preso. O juiz corregedor concedeu o prazo de 30 dias para que o Estado do Acre enviasse os documentos necessários e esclarecesse as contradições contidas no Relatório de Inteligência, mas o prazo não foi cumprido.


“Diante da inércia do Estado acreano, no dia 19 de dezembro foi proferida a sentença definitiva, tornando sem efeito a inclusão emergencial e indeferindo o pedido de inclusão dos 36 presos, pois não foi providenciada a instrução do processo no Juízo de origem nem muito menos foram prestadas as informações ou juntados os documentos pertinentes”, diz a nota.


De acordo com a Justiça Federal, no dia 9 de janeiro de 2017, o Estado do Acre ingressou com novo pedido de inclusão, solicitando a transferência de apenas 15 presos. O pedido emergencial foi decidido no mesmo dia. (Com informações da imprensa do RN).


Sesp voltou atrás diz que pedido foi feito há quase três meses

A Sesp, por meio da assessoria de imprensa, não chegou a negar as informações do juiz, mas informou que o processo de solicitação ocorre há quase três meses.


O processo, segundo a assessoria, ocorre desde o dia 21 de outubro, quando foi pedida a transferência de 36 presos e o juiz federal autorizou apenas um preso. Com isso, o mesmo pedido foi refeito dia 6 de janeiro de 2017. A confirmação da liberação foi dada na segunda-feira (9), porém a Sesp foi informada somente na terça-feira (10).
O dia da transferência dos presos não foi divulgado por questão de segurança.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Sonia Abrão diz que Mani Reggo estragou documentário de Davi

Na tarde desta quarta-feira (8), o jornalista Sonia Abrão não escondeu o desgosto que tem…

08/05/2024

Dono da antiga Casa do Cereais morre ao colidir carro contra poste em Rio Branco

Uma colisão entre um carro modelo Peugeot 307 e um poste de energia tirou a…

08/05/2024

Duarte propõe incluir crimes contra crianças no rol dos crimes hediondos

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei nº 1651/24, que busca…

08/05/2024

Ulysses apresenta projeto para garantir atendimento à noite em creches

Creches públicas poderão funcionar no período noturno para atender crianças cujos pais exerçam atividade remunerada…

08/05/2024

PL de Gerlen que suspende por 180 dias empréstimos durante calamidade ganha destaque na Câmara

O deputado Gerlen Diniz (Progressistas) concedeu entrevista nesta quarta-feira (8) para Rádio e TV Câmara…

08/05/2024

Dinheiro esquecido: brasileiros ainda têm R$ 8 bi para regatar; saiba como consultar

Mais de 40 milhões de brasileiros ainda possuem cerca de R$ 8,01 bilhões esquecidos em…

08/05/2024