Menu

Juíza cobra políticos do Acre que votaram a favor do pacote anticorrupção

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A juíza Zenair Ferreira Bueno, da 1º Zona Eleitoral de Rio Branco, abriu a cerimônia de diplomação dos eleitos nesta segunda-feira, 19, no Teatro Universitário da Ufac, com um discurso cobrando os políticos que votaram a favor da desfiguração do pacote anticorrupção na Câmara dos Deputados.

“Eu não poderia deixar de registrar em público o momento difícil que a magistratura nacional vem passando, especialmente o país todo vive as suas dificuldades, mas espacialmente a magistratura se encontra ameaçada em sua independência e isso, senhores, é grave, muito grave.”

Anúncio

A magistrada lembrou que o pacote retornou à Câmara, por determinação do ministro Luiz Fux, do STF, e que os deputados poderão ter a oportunidade de rever a proposta.

O pacote inicial tinha como base um documento de 10 medidas criadas pelo Ministério Público Federal e a sociedade através de mais de dois milhões de assinaturas, mas foi desfigurado pelos parlamentares. Das 10, só quatro medidas foram mantidas, seis foram excluídas e novos projetos foram incluídos, como o que trata do abuso de autoridade por parte de juízes e promotores. As alterações enfureceram as autoridades do Judiciário e do Ministério Público.

“Não é porque eu sou juíza que estou falando sobre a gravidade disso. Mas é acerca da gravidade que representa a toda a sociedade. E o exemplo mais expressivo dessa tentativa de desmantelamento do Poder Judiciário é ilustrado pela recente aprovação pela Câmara dos Deputados de projeto de lei que cria figuras penais espacialmente dirigidas a juízes e promotores”, disse Zenair Bueno, que lembrou, sem citar nome, que do Acre na primeira votação do pacote anticorrupção, apenas um deputado federal (Major Rocha) votou contra a proposta.

Ela também elogiou a iniciativa do comunista Moisés Diniz, que apesar de ter votado favorável ao pacote procurou a magistratura acreana para um diálogo sobre o tema.

A magistrada aproveitou a plateia repleta de políticos para cobrar. “Talvez o senhores parlamentares terão a chance de revisitar a matéria e rediscutir a matéria. Nós tivemos em relação a bancada acreana apenas um de seus integrantes que votou contra esse projeto que tanto mal vai fazer a sociedade. Mas como Deus é justo esse projeto de lei vai ser votado de novo”, encerrou.

A solenidade desta segunda-feira dirigida pelo TRE em Rio Branco foi realizada para diplomação do prefeito reeleito Marcus Viana, sua vice Socorro Neri e 17 vereadores eleitos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.