Menu

Guerra entre facções deixa quase 150 jovens mortos neste ano; velório é bancado pela Prefeitura da capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A disputa entre as facções criminosas para comandar o território para tráfico de entorpecentes no Acre tem tirado a vida de muitos jovens. No segundo semestre deste ano, a população acreana tem assistido a cenas bárbaras de execuções, tentativa de invasão em presídios, liberação de presos para não serem mortos, incêndios a órgãos públicos entre outros episódios até, então, atípicos para um estado com apenas 816.687 habitantes.

Entre os meses de janeiro a novembro de 2016, dados da Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp) apontam que morreram 119 jovens entre 18 e 29 anos no estado. Em média, são mais de 10 mortes por mês. A maioria das mortes desses jovens tem ligação com o mundo do crime.

Anúncio

Como a maioria dos jovens assassinados também é de baixa renda, onde a família possui cadastro em programas sociais, todo o custo de velório e sepultamento é bancado pelo poder público. O valor chega, em média, R$ 1 mil.
Ainda segundo o levantamento da Sesp, foram registrados 60 casos de homicídios neste ano, entre jovens com 18 e 24 anos de idade e 59 vítimas com idades entre 25 e 29 anos foram mortas nos dez primeiros meses do ano.

Um dos casos mais bárbaro ocorreu em outubro quando a polícia encontrou uma cabeça decapitada às margens da rua do bairro Eldorado. Recentemente dois jovens foram decapitados. Segundo os autores, os jovens haviam traído a facção. Toda a ação foi gravada e vídeos foram compartilhados nas redes sociais.

O judiciário acreano chegou a solicitar do Supremo Tribunal Federal (STF) 200 homens da Força Nacional para ajudar a combater o crime, porém, o pedido ainda não foi deferido pelo Ministério da Justiça.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.