Categories: Cotidiano Notícias

Cliente deve ser indenizada por cobrança bancária indevida

Published by
Da redação ac24horas

O Juizado Especial Cível da Comarca de Sena Madureira estabeleceu ao Banco do Brasil S/A indenização no importe de R$ 5 mil, como compensação pelos danos morais suportados por um cliente por inclusão indevida no cadastro de inadimplentes. A compensação financeira tem o intuito de desestimular a reiteração da conduta inadequada pela instituição bancária, que realizou cobranças por contrato não renovado.


A instituição financeira deve ainda proceder à retirada dos apontamentos em nome da reclamante dos órgãos de proteção ao crédito no prazo de 15 dias contados da ciência da decisão que foi publicada na edição n° 5.784 do Diário da Justiça Eletrônico, sob pena de multa.


A cliente ajuizou reclamação cível contra o Banco do Brasil S/A, requerendo a condenação no cancelamento de inclusão dos órgãos de proteção ao crédito e danos morais decorrentes de cobranças indevidas.


Segundo a inicial, a reclamante reconheceu alguns pontos pactuados, porém questionou as constantes cobranças após o fim do contrato, como o desconhecimento de renovação contratual e nova contratação sem sua autorização ou ciência. Desta forma, a requerente alegou não ter autorizado tal procedimento e que não recebeu os citados valores.


O banco reclamado alegou a inexistência de ilícito e danos morais, ressaltando ainda a ausência de documentos indispensáveis à propositura da ação. Ao final, pugnou pela improcedência dos pedidos da inicial.


Ao analisar os autos, a juíza de Direito Andrea Brito, titular da unidade judiciária, afirmou que a contestação é genérica não trazendo impugnação direta dos fatos narrados pela autora. “O banco reclamado não adentra ao mérito da citada renovação do contrato existente. Também verifico que em sua defesa técnica não apresenta qualquer documentos para comprovação de suas alegações, restando presumidamente verdadeira as citações iniciais da reclamante”, prolatou.


Da decisão ainda cabe recurso.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Botafogo vence LDU com “VAR Eterno” e respira na libertadores

O Botafogo venceu a LDU por 2 a 1 nesta quarta-feira (8), no Nilton Santos,…

08/05/2024

São Paulo vence Cobresal e vai às oitavas com toque de Zubeldía e golaços

O São Paulo superou a altitude de Calama, venceu o Cobresal de virada por 3…

08/05/2024

Na estreia de Petit, Cuiabá vence o Metropolitanos na Sul-Americana

Com dois de Isidro Pitta e um de Fernando Sobral, Dourado fez 3 a 0…

08/05/2024

Fortaleza sofre na altitude, é goleado pelo Potosí e perde 100% de aproveitamento na Sula

O Fortaleza foi goleado pelo Nacional Potosí por 4 a 1 na noite desta quarta-feira,…

08/05/2024

AGU pede direito de resposta por fake news de coach Pablo Marçal

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com ação judicial com pedido de resposta contra…

08/05/2024

Lutador acreano de MMA vai em busca de cinturão de evento em Cancún, no México

Em mais um Pôdicast, o lutador acreano de MMA Thomas Bryan, de 24 anos, conversou…

08/05/2024