Menu

Mais de 400 pessoas realizam protesto a favor da Lava Jato em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

5afc063e-ea9e-42a0-9fc9-6e7535a5222e

Mesmo com a chuva o ato a favor da Lava Jato e contra as modificações do texto inicial do projeto anticorrupção aprovado pela Câmara dos Deputados foi realizado no Acre. A manifestação contou com cerca de 400 pessoas. Por causa da chuva, o protesto, que inicialmente estava marcado para acontecer em frente ao Palácio Rio Branco, ocorreu no hall da Assembleia Legislativa.

Anúncio

A manifestação começou com um minuto de silêncio pelo desastre aéreo que vitimou a delegação da Chapecoense e em lamento pela onda de violência no estado e em homenagem às polícias militar e civil e agentes penitenciários.

Os manifestantes vestiram verde e amarelo, levaram bandeiras do Brasil e cartazes contra a corrupção. Eles também direcionaram o protesto contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

O coordenador do Movimento Vem Pra Rua avaliou que a participação das pessoas na manifestação foi acima do esperado. “A organização deu o seu melhor. O Movimento Vem Pra Rua mostra que vem sendo diferente de todos os outros movimentos que surgiram no estado do Acre. Agradecemos a presença do MP, dos juízes que se fizeram presentes”, destacou.

bf2bc6cd-e2cc-4a03-b6ff-9b5f8bd39c96

MP e Judiciário presentes

A manifestação teve presença maciça do Ministério Público e do Judiciário. Com camisas brancas com a frase: “Punir juízes e promotores que combatem a corrupção? Diga não!”, eles protestaram.

08af331b-8019-48ca-876c-e3fe4a511840

Os protestos pelo Brasil fizeram repetidas menções às mudanças no projeto anticorrupção aprovado na madrugada da quarta-feira, 30, na “calada da noite”, entre meia-noite e quatro da manhã, na Câmara dos Deputados.

O pacote com 10 medidas proposto pelo MPF, a partir de mais de mais de 2,5 milhões de assinaturas, foi aprovado desfigurado.

Pelo menos seis itens foram retirados da proposta inicial. Entre as mudanças, a que mais repercutiu negativamente foi a que prevê casos de responsabilização de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade.

4024b5ed-83dd-4341-8c79-eef887fb7293

“O fato de o povo ir pra rua mostra a indignação. Essa proposta, da forma como foi aprovada na Câmara, ao criminalizar a atividade dos magistrados e dos promotores, fortalece a corrupção e o crime organizado”, opinou o juiz Giordane Dourado, da Associação dos Magistrados do Acre.

O procurador de Justiça Oswaldo D’ Albuquerque, chefe do Ministério Público do Acre, salientou que a desfiguração do projeto anticorrupção enfraquece a atuação do MP e do Judiciário.

ffbd05d4-91f1-49b9-b54f-57e94004356d

“O que nós estamos fazendo é só reforçar a necessidade de fortalecer a atuação do Judiciário e do Ministério Público. Ao Ministério Público compete defender a ordem jurídica, o Estado Democrático Direito. Nós não podemos compactuar com leis que venham enfraquecer essas instituições.”

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.