A movimentação no shopping de Rio Branco tem sido intensa desde a sexta-feira, 25, durante a Black Friday. Antes das 10 horas, horários em que as portas do centro comercial foram abertas ao público, ao menos 500 pessoas já aguardavam para entrar e conferir os preços mais baixos tão propagados pelas empresas que ali estão.
As imagens falam por si só: populares entraram caminhando, correndo e outros se escondendo das câmeras. Mas todo mundo deu um jeito de entrar e procurar o melhor, pelo menor preço. Até a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) foi flagrada dando uma conferida nas lojas do único shopping da Capital.
A aposentada Adeline Sobreira, de 57 anos, é uma das consumidoras que foram ao shopping nesta sexta. Ela conta que os preços não estavam tão baixos como se esperava, mas que vale a pena conferir e pesquisar a melhor opção. “Eu fui cedo. Minha filha me trouxe pra cidade e eu não perdi tempo: fui logo ver as roupas baratas”, diz.
Já a técnica em análises clínicas Verônica Sampaio, de 33 anos, reclamou das promoções. “Na verdade, não tem muita coisa barata não. Tem loja que já tinha acabado os estoques da Black Friday. A gente vem e pensa que está tudo barato, mas o que estava, já foi vendido. Mesmo assim, deu pra comprar algumas coisas”, alega.
CUIDADOS
No entanto, antes de ir às compras, é preciso ter alguns cuidados para que a Black Friday não acabe se tornando uma grande fraude. Segundo o Procon, o maior problema deste período são as falsas promoções e os descontos maquiados.
Nesses casos, as lojas aumentam o preço dias antes da liquidação para, depois, aplicar o desconto, levando o consumidor a acreditar que está pagando mais barato. Para não cair nessa fraude a recomendação é pesquisar e comparar preços para saber se realmente baixou. É importante, também, fotografar ou imprimir as ofertas e comprar em lojas conhecidas.
Outros cuidados também devem ser tomados pelo consumidor. Em caso de compras pela internet, o frete deve ser considerado, por exemplo, e para não terminar o dia com dívidas desnecessárias, a dica é fazer uma lista para evitar compras por impulso.
ENTENDA
Vale lembrar que a Black Friday é uma tradição importada dos Estados Unidos. Na terra do consumo, a liquidação com grandes descontos acontece sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças e marca o início da temporada de compras de fim de ano.
Clientes reclamam de estacionamento no shopping
Com a superlotação no shopping de Rio Branco, o estacionamento no local, com quantidade para mais de mil carros, ficou pequeno na noite desta sexta-feira (25). Muitos veículos estacionaram nas calçadas atrapalhando os pedestres e as vagas destinadas a idosos e portadores de deficiência também não foram respeitadas.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…