De acordo as investigações feitas pelo delegado, Roberth Alencar, Paulo era integrante de uma facção criminosa denominada “Comando Vermelho” e teria sido julgado pelo conselho da organização, por ter transgredido as regras e traído facção transmitindo informações a terceiros.
A sentença de morte teria sido decretada por Claydvar Alves de Oliveira e Railan Silva dos Santos, ambos presos em regime fechado no presídio Antônio Amaro pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas, respectivamente. Na cela onde estão alojados, foram encontrados celulares e outros objetos que serviram como prova para a polícia.
A esposa da vítima relatou ao delegado, em depoimento que o marido já vinha sendo ameaçado de morte e antes de morrer, teria recebido uma ligação de um homem que se dizia interessado na compra de uma residência que ele tinha na Rua da Paz. Ambos marcaram de se encontrar no endereço e logo após sair de casa ela recebeu a notícia de que ele havia sido morto na frente da residência.
Os executores do homicídio que estariam em um veículo no dia do crime ainda não foram identificados, porém, as investigações continuam e dentro dos próximos dias deverão ser apresentados.