Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ufac e Rede realizam encontro de Mulheres do Território da Cidadania do Alto Acre e Capixaba

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Parque Zoobotânico (PZ) da Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com a Rede Acreana de Mulheres e Homens (Ramh), e o Fórum de Mulheres do Alto Acre e capixaba promove, o Encontro de Mulheres do Território da Cidadania do Alto Acre e Capixaba.


O Evento acontece de 23 a 24 de novembro, no município de Brasileia, na pousada da floresta tem como objetivos suscitar e retomar a discussão sobre o Fórum de Mulheres do Alto Acre, fortalecer a participação da mulher nesse processo, a questão de gênero e a visão de futuro.

Anúncios


A coordenadora do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Acre (NEDACRE/Ufac), Maria de Nazaré Costa de Macêdo, falou sobre a mobilização para o evento.


“A primeira coisa foi realizar reuniões nos municípios de Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia e Capixaba com as mulheres. E hoje estamos aqui com mais de 30 de mulheres dispostas a mudar essa realidade, participando de todo processo”, disse.


Rita Sales, 20 anos, da etnia Kaxinawá fez questão de participar da atividade.


“Eu acho muito importante participar desse encontro aqui, nós mulheres indígenas ainda participamos pouco. É o primeiro encontro que eu venho, e esse conhecimento eu quero levar para minha comunidade”, falou.


mulher_02


A diretora do Parque Zoobotânico (PZ), Cristina Boaventura, participou da abertura do evento.


“Para nós é uma alegria muito grande, e também um avanço. Estamos cumprindo com a nossa missão. A Ufac não fica apenas no meio acadêmico mas ela também vai as comunidades. O Parque Zoobotânico tem esse perfil de extensão, de chegar aonde todos estão. Promover esse encontro das mulheres do território do Alto Acre discutindo as suas questões e tentando capacitá-las para ampliar o seu olhar sobre as políticas públicas, dialogar sobre a inclusão social e produtiva, fortalecendo o desenvolvimento dos territórios de cidadania, é o nosso papel”, falou.


José Menezes Cruz, presidente do conselho do território do Alto Acre e Capixaba ressaltou a importância dos conselhos.


“Nosso conselho é formado pelo governo, sociedade civil, mulheres, jovens e está funcionando e desenvolvendo alguns trabalhos junto com a equipe da Ufac. Esse ano encerra o projeto, e ainda vamos realizar uma assembléia geral da direção do conselho, que deve acontecer até o dia 12 de dezembro”, falou


Leide Aquino, do Fórum de Mulheres do Alto Acre e Capixaba elogiou a participação das mulheres.


“Nosso principal objetivo é a retomada das ações do Fórum. A gente tem na programação um processo de capacitação, de informação sobre o andamento da situação atual do território, e um planejamento do fórum para os próximos dois anos, além da realização da eleição de uma nova coordenação” concluiu.


Lázara Marcelino, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), falou do que representa a retomada do Fórum.


“Esse é um momento muito oportuno, com a reativação do fórum de mulheres do território do Alto Acre e Capixaba. Nós ajudamos a constituir esse fórum de mulheres, que é um espaço de diálogo, de reivindicação onde as mulheres rurais, indígenas, e as que trabalham com grupos produtivos, de cooperativas e associações possam ser ouvidas. Estar aqui hoje fazendo parte desse novo momento, para nossa secretaria é um grande avanço, uma oportunidade única onde nós queremos também dar nossa contribuição como governo do Estado “, falou.


A coordenadora da Rede Acreana de Mulheres e Homens (Ramh), Joci Aguiar, defende a maior participação da mulher para garantir que as políticas públicas sejam realidade.

Anúncios


“Nó entendemos que a mulher, é a atriz principal desse processo de desenvolvimento, pois é ela que cuida da família, de casa, da roça, e ainda ajuda no sustento da casa com geração de renda”, finalizou.


mulher_01


NEDACRE


Os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Estado do Acre (Nedacre) tem o objetivo de contribuir para a consolidação da abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil Rural, apoiando os Colegiados Territoriais, institucionalidades representativas dos territórios rurais que contam com a participação do poder público e da sociedade civil. Os núcleos são resultado de parceria entre diversas secretarias ligadas ao então Ministério do Desenvolvimento Agrário e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido