Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Abrindo mais uma atualização com uma perguntinha aos meus três leitores: vocês ainda lembram de um debate durante o período eleitoral de 2014 – quando o governador Sebastião Viana (PT) fez uma pegadinha, questionando ao então candidato Márcio Bittar (PSDB), se o tucano saberia o que era equilíbrio atuarial, depois ficou fazendo carinha de superdotado? Pois é, se Bittar não sabia, parece que nem o petista sabe ao certo o que o equilíbrio atuarial come.
A prova é a situação preocupante que se encontra o Acreprevidência. Atualmente, o próprio governador admite um déficit de 25 milhões de reais mês, mas continua se eximindo de responsabilidade e achando que o Governo federal (em especial o presidente Michelm Temer) é o culpado pelo rombo na previdência estadual, que de acordo com Viana é estimado em 300 milhões de reais ano, já que a União não realizou os repasses constitucionais previstos.
Quem também alertou para o problema e chegou a denunciar este possível rombo previdenciário, durante a campanha eleitoral para o governo do Acre, foi Tião Bocalom (DEM). Na época, Sebastião Viana tratou o assunto como ato de ignorância de seus adversário e tentou desqualificar o eterno prefeito de Acrelândia, afirmando que tratava-se de uma dívida consolidada para mais 75 anos. Será que as contas de Bocalom estavam corretas?
Hoje, sempre enfatizando que a culpa é de agente externo que a todo custo tenta prejudica seu governo, Sebastião diz que até o mês de setembro deste ano, o Estado não tinha uma novidade de desequilíbrio atuarial, mas passou a ter um déficit de 25 milhões todo mês e deverá chegar a quantia de 300 milhões de reais em um ano, que é exatamente a quantia que ele alega, em todas as coletivas e discursos, que foi cortada dos repasses de FPM pelo Governo Federal.
Te cuida, Temer, além de levar a pecha de golpista, vai carregar a culpa se faltar dinheiro para pagar os aposentados do Acre.
O dinheiro dos depósitos judiciais não foi suficiente
A julgar pela choradeira e coitadismo do governador do Acre, o dinheiro dos depósitos judiciais, liberado através de um projeto de lei considerado inconstitucional pela OAB e AMB, não foi suficiente para pagar sequer as contas do Acreprevidência. Para quem estava acostumado a anunciar até obras de calçadas orçadas em milhões de reais, deve ser difícil chegar ao final de um ano contando apenas com recursos dos depósitos judiciais, o FPM normal e o FPM extra de mais de 200 milhões de reais, além da arrecadação própria. Mesmo com o caixa reforçado nos últimos dois meses de 2016, Sebastião não garante o pagamento do 13o salário e faz previsões obscuras para o próximo ano. Nem o estado considerado modelo mundial escapou das garras da crise econômica.
Enquanto isso, na UPA do Segundo Distrito…
As denúncias de falta de médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito é assunto recorrente, mas os responsáveis pena unidade de saúde sempre negam. Ao tentar realizar uma consulta, o jornalista Ingreson Derze, constatou que na quarta-feira (23), apenas um médico fazia o atendimento das dezenas de pessoas que procuraram assistência no local. Assista o vídeo de um dos servidores confirmando a precariedade no atendimento:
[This post contains advanced video player, click to open the original website]
FRASE DO DIA
“Quem quer conhecer as práticas do PMDB, por exemplo, é só visitar Mâncio Lima onde o prefeito não pagou sequer o salário dos funcionários provisórios. Não quero que os oposicionistas defendam o governo, quero apenas que eles sejam justos e reconheçam o bom trabalho que a Frente Popular tem realizado no Acre”, do deputado Jonas Lima (PT), ao contra-atacar deputados de oposição.
Ele não é bobo
Lançar candidatura não é sinal de desunião
Denúncia grave
O corpo da décima vítima do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi encontrado…
O governo federal publicou nesta sexta-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União…
Em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (27), a Câmara…
O atacante brasileiro Vinicius Júnior voltou a se eleito o melhor jogador do mundo nesta…
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgada nesta sexta-feira (27), aponta a carência…
A melhoria da infraestrutura em todo o estado do Acre, faz parte da política da…