Categories: Notícias Política Rolante

Municípios devem informar implantação de prontuário eletrônico até dia 10 de dezembro

Published by
Da redação ac24horas

Municípios brasileiros que ainda não utilizam prontuário eletrônico em suas unidades básicas de saúde têm prazo para apresentar as suas justificativas ao Ministério da Saúde. As cidades que não confirmarem a utilização do sistema até 10 de dezembro terão parte dos recursos destinados aos serviços de Atenção Básica suspensa.


O Ministério da Saúde está preparado para apoiar os municípios que encontrarem dificuldades na implantação do prontuário eletrônico. Para isso, cada gestor municipal terá de informar as suas dificuldades, por meio de formulário do e-SUS AB – ferramenta de integração das informações da Atenção Básica -, que ficará disponível para as inserções até o prazo final de implementação do PEC.


Para obter o documento de justificativa, o gestor municipal deve acessar o portal dab.saude.gov.br e migrar para o link e-SUS Atenção Básica. Lá, ele encontrará o formulário e as orientações para emitir suas justificativas. Ao receber os relatórios, o Ministério da Saúde avaliará cada caso, providenciando a estrutura para a transmissão dos dados.


Em Rio Branco, dos 55 postos de saúde do município apenas um está em fase de testes para implantar o prontuário eletrônico. O aparelho foi instalado apenas no posto Barral y Barral em junho deste ano.


O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é uma plataforma digital ofertada gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que reúne o histórico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica.  O prontuário também permitir a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério da Saúde confira online como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro. Os municípios também podem utilizar versões próprias ou privadas.


O objetivo é integrar o controle das ações, promover a correta aplicação dos recursos públicos, obter dados para o planejamento do setor e, principalmente, propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Cuiabá atropela o Fortaleza, vence 1ª em casa e deixa zona de rebaixamento

O Cuiabá goleou novamente no Brasileirão ao fazer 5 a 0 no Fortaleza, neste domingo…

16/06/2024

Casal Velloso visita Santuário Nacional de Aparecida para agradecer saúde da filha

O deputado federal Eduardo Velloso (UB) e sua esposa, a médica cardiologista Rejane Holanda, foram…

16/06/2024

Cruzeiro e Vasco empatam em jogo fraco no São Januário

Álvaro Pacheco segue sem vencer no Vasco. Neste domingo (16), em São Januário, o Cruz-Maltino…

16/06/2024

Botafogo vence o Grêmio e assume a liderança do Brasileirão

O Botafogo venceu o Grêmio por 2 a 1 e assumiu a liderança do Brasileirão,…

16/06/2024

Vândalos danificam placas da prefeitura no Parque Ipê

O Parque Ipê, situado na estrada Dias Martins, em Rio Branco, tem sido alvo de…

16/06/2024

Rio Juruá está 2 metros abaixo do esperado para a época em Cruzeiro do Sul

O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, marcou 5,51 metros neste domingo (16),…

16/06/2024