Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Motorista que abriu porta de veículo e causou acidente deve responder por homicídio culposo

O acidente registrado na manhã de quarta-feira (17), na avenida Mâncio Lima em Cruzeiro do Sul (AC), que ocasionou a morte da pequena Luciele Tesch Gomes e deixou sua mãe Isaura Tesch ferida, foi encaminhado para Delegacia da Mulher e do Menor e está sendo investigado pelo delegado Luís Tonini.


De acordo com o delegado, o caso envolve uma cautela, pois existe uma possibilidade de corresponsabilidade das pessoas envolvidas, até mesmo em relação a própria vítima. O laudo pericial está sendo aguardado para conclusão, e será, segundo o delegado, de suma importância para análise dos fatos, além das testemunhas que possam ter presenciado o acontecimento.


“A princípio, analisando de forma muito fria, certa intrigância por parte do condutor do veículo que estava estacionado e abriu a porta de forma inopinada, supostamente sem observação adequada, no entanto, também jamais podemos descartar a questão da vítima está transitando na margem da via, e ter surgido ao lado do veículo no ponto cego do mesmo”, destacou.


Segundo ele, a ação do motorista do caminhão Elenilson da Silva Abreu pode ser considerada involuntária. Já a do condutor do Voyage, conhecido apenas por Aldeci, gera maior responsabilidade pela falta de atenção ao abrir a porta do veículo abruptamente, o que poderá inclusive gerar um enquadramento por homicídio culposo no trânsito, quando não há intenção de matar.


“Verificando-se a responsabilidade do condutor do veículo que estava estacionado, e abriu a porta, supostamente sem observação adequada, pode ser enquadrado como homicídio culposo, devido a imprudência do mesmo, verificando ainda outro tipo de conduta que tem negligência e imperícia. Leva a crer que tenha sido um ato de inobservância, e será indiciado em homicídio culposo, do código de trânsito, que muito embora o veículo estivesse parado, ele estava na utilização do mesmo, e supostamente não fez a utilização adequada na saída do mesmo”, explicou o delegado.
Entenda o caso:


A criança estava na garupa da bicicleta da mãe quando as duas foram atingidas pela porta de um automóvel que estava parado na via, e na sequência, atropeladas por um caminhão que vinha logo atrás. Na queda, o caminhão acabou passando por cima de Luciele, que morreu na hora.


A mãe de Luciele, Isaura Tesch de 36 anos, está internada na observação do Pronto Socorro aguardando viajar para Rio Branco através do TFD. Ela teve fratura em um dos braços, na parte superior do fêmur e também suspeita de fratura na bacia. (Com Jurua Online)


Sair da versão mobile