Categories: Cotidiano Notícias

Capital Rio Branco recebe segunda Feira da Consciência Negra

Published by
Da redação ac24horas

A Feira temática do Mês da Consciência Negra 2016 foi aberta oficialmente no início da noite desta terça-feira, 15, no pátio do Novo Mercado Velho, pela secretária Adjunta de Política de Promoção de Igualdade Racial, Elza Lopes. A Feira, que prossegue até domingo, conta com 114 empreendimentos, que incluem artesanato, plantas e comidas típicas. “A feirinha é importante dentro da nossa programação, até porque aqui temos negócios de pessoas negras que recebem apoio para vender seus produtos e melhorar a qualidade de vida da família inteira”, explica Elza. A banda de Música da Polícia Militar animou a abertura do evento.


A Feira temática permanecerá no pátio do Novo Mercado Velho até domingo, 20, sempre a partir das 17 horas. Para as famílias, boa oportunidade de programa de fim de tarde e de antecipar as compras de natal com boas opções que vão desde as biojóias até as belas plantas regionais.


Para os empreendedores, a Feira é mais uma chance de boas vendas. Dona Haidê trouxe os belos exemplares de flores que cultiva em casa. No negócio de plantas há 5 anos, ela diz que atualmente esta é sua principal fonte de renda e de alegria. “Com as plantas eu vivo mais feliz e ainda ganho meu dinheirinho”, comemora.


Além do artesanato, plantas e das comidas típicas, a banca da Irinéia Dantas, agricultora da Transacreana, também é sucesso na Feira temática do Mês da Consciência Negra. Irinéia comercializa frutas e verduras, produzidas por ela no Polo Ilson Pinheiro, nas feiras promovidas pela Coordenadoria de Economia Solidária. “Em feiras mais movimentadas faço cerca de R$ 2 mil. Dá para sustentar minha casa”, conta animada.


Elza destaca que a programação prossegue até o dia 22, contando ainda com a 2ª Marcha Zumbi, a Roda de Conversa com jornalistas, desfile de modas e missa. As atividades propostas, segundo Elza Lopes, “têm o objetivo fazer com que esse dia seja lembrado por todos, nos diversos espaços de atuação, com foco na luta pela valorização da população negra, de sua identidade e contribuição na cultura afro-brasileira”.


No dia 20 de Novembro é comemorado em todo Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem ao líder Zumbi dos Palmares, que representa a luta do povo negro contra a escravidão no Brasil colônia. No Acre, comemora-se doze anos de luta pelo reconhecimento da população negra, e, em Rio Branco, seis anos de institucionalização da política de promoção para igualdade racial.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Gabinete Móvel de Roberto Duarte continua atuando em Rio Branco

A equipe do parlamentar Roberto Duarte (Republicanos) é a única, dos deputados federais, que está…

17/06/2024

Pré-candidato que induziu aborto de adolescente, é transferido para Cruzeiro

O funcionário público e pré-candidato a vereador, Sérgio Souza, o Lola, acusado de estupro de…

17/06/2024

Municípios do Acre já contam com nova vacina contra Covid

Os municípios acreanos já estão disponibilizando o novo imunizante contra a Covid-19. A vacina monovalente…

17/06/2024

Prefeito de Cacoal é proibido de publicar em redes sociais

Em uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral, o prefeito de Cacoal, Adaílton Fúria (PSD),…

17/06/2024

Municípios de Rondônia já aplicam nova vacina contra Covid

Os municípios rondonienses já utilizam o novo imunizante contra a Covid-19. A vacina monovalente protege…

17/06/2024

De show marcado, Thiaguinho manda recado aos acreanos: “saudade de cantar com vocês”

O cantor Thiaguinho trará o show da turnê “Sorte” para Rio Branco (AC) no próximo…

17/06/2024