Categories: Cotidiano Notícias

Capital Rio Branco recebe segunda Feira da Consciência Negra

Por
Da redação ac24horas

A Feira temática do Mês da Consciência Negra 2016 foi aberta oficialmente no início da noite desta terça-feira, 15, no pátio do Novo Mercado Velho, pela secretária Adjunta de Política de Promoção de Igualdade Racial, Elza Lopes. A Feira, que prossegue até domingo, conta com 114 empreendimentos, que incluem artesanato, plantas e comidas típicas. “A feirinha é importante dentro da nossa programação, até porque aqui temos negócios de pessoas negras que recebem apoio para vender seus produtos e melhorar a qualidade de vida da família inteira”, explica Elza. A banda de Música da Polícia Militar animou a abertura do evento.


A Feira temática permanecerá no pátio do Novo Mercado Velho até domingo, 20, sempre a partir das 17 horas. Para as famílias, boa oportunidade de programa de fim de tarde e de antecipar as compras de natal com boas opções que vão desde as biojóias até as belas plantas regionais.


Para os empreendedores, a Feira é mais uma chance de boas vendas. Dona Haidê trouxe os belos exemplares de flores que cultiva em casa. No negócio de plantas há 5 anos, ela diz que atualmente esta é sua principal fonte de renda e de alegria. “Com as plantas eu vivo mais feliz e ainda ganho meu dinheirinho”, comemora.


Além do artesanato, plantas e das comidas típicas, a banca da Irinéia Dantas, agricultora da Transacreana, também é sucesso na Feira temática do Mês da Consciência Negra. Irinéia comercializa frutas e verduras, produzidas por ela no Polo Ilson Pinheiro, nas feiras promovidas pela Coordenadoria de Economia Solidária. “Em feiras mais movimentadas faço cerca de R$ 2 mil. Dá para sustentar minha casa”, conta animada.


Elza destaca que a programação prossegue até o dia 22, contando ainda com a 2ª Marcha Zumbi, a Roda de Conversa com jornalistas, desfile de modas e missa. As atividades propostas, segundo Elza Lopes, “têm o objetivo fazer com que esse dia seja lembrado por todos, nos diversos espaços de atuação, com foco na luta pela valorização da população negra, de sua identidade e contribuição na cultura afro-brasileira”.


No dia 20 de Novembro é comemorado em todo Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem ao líder Zumbi dos Palmares, que representa a luta do povo negro contra a escravidão no Brasil colônia. No Acre, comemora-se doze anos de luta pelo reconhecimento da população negra, e, em Rio Branco, seis anos de institucionalização da política de promoção para igualdade racial.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Banco Central eleva de 2,3% para 3,2% a projeção do PIB em 2024

O Banco Central (BC) elevou de 2,3% para 3,2% a projeção de crescimento do Produto…

26/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Brasil está 10 anos atrasado em exploração de águas profundas, diz CEO da Petrobras

A CEO da Petrobras, Magda Chambriard, fez nesta quinta-feira (26) uma avaliação do futuro da…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Racing goleia Athletico e encara o Corinthians na semifinal da Sul-Americana

O Racing será o adversário do Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (26),…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Na estreia de Diniz, Cruzeiro empata com Libertad e avança na Sul-Americana

Na estreia do técnico Fernando Diniz, o Cruzeiro confirmou a classificação para semifinal da Copa…

26/09/2024
  • Cotidiano

Temporal deixa rastro de destruição em Vilhena

Um temporal atingiu a cidade de Vilhena, interior de Rondônia, na tarde desta quinta-feira, 26.…

26/09/2024
  • Juruá

Cruzeiro do Sul tem feriado duplo nesta sexta-feira (27); saiba o que abre e fecha

Esta sexta-feira, 27, é feriado municipal da Marcha para Jesus em Cruzeiro do Sul e…

26/09/2024