Menu

Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar nesta quarta-feira (16) o fim do foro privilegiado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar nesta quarta-feira (16) a proposta que acaba com o foro privilegiado de políticos e autoridades brasileiras, inclusive o presidente da República. A proposta sustenta que não há justificativa para a manutenção das regras para casos de crimes comuns cometidos por autoridades.


O relator da matéria, senador Randolfe Rodrigues (Rede) observou que muitas pessoas buscam o mandato eletivo para obter foro. Ele adiantou que não irá flexibilizar seu parecer, mas que está aberto para debate sobre possíveis exceções para chefes de Poderes.

Anúncio


“O que não pode é continuar um instituto do foro como está hoje, que protege autoridades em vez de ser prerrogativa de fato”, disse.


O senador Paulo Paim (PT) citou exemplos de outros países ao defender o fim do foro no Brasil. “Nos EUA são protegidos o presidente, vice, ministros e assim também é na Argentina. Na França e na Alemanha apenas o presidente tem tal prerrogativa”, explicou.


Há ainda a possibilidade de criar exceções na proposta para a presidência da República e ministros do STF.


O autor do texto, senador Álvaro Dias (PV) defendeu que todos devem responder de forma igual: “não há razão para qualquer privilegiado. Todos devemos ser iguais perante a lei”.


*Informações do repórter Arthur Scotti


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido