Categories: Acre Notícias

Em feira de profissões na Uninorte, psicologa diz que apoio da família é essencial na escolha da carreira

Published by
Ana Paula Batalha

Escolher a carreira profissional não é algo fácil. O assunto causa muitas dúvidas nos adolescentes quando chegam próximo de terminar o ensino médio para ingressar no ensino superior. O retorno financeiro, a pressão da família, vocação ou não pela área, são algumas dúvidas que, muitas vezes, podem causar transtorno de ansiedade no adolescente.



Mas a situação pode piorar com a cobrança dos pais em obrigar o filho a seguir uma área profissional que ele não tenha afinidade. É o que diz a psicóloga Talita de Carvalho, coordenadora da Clínica de Psicologia da União Educacional do Norte (Uninorte/Iesacre).


Segundo ela, os filhos devem conversar abertamente com os pais quando o assunto é escolher a profissão. “Todos nós sabemos que os pais querem o melhor para os filhos, mas a pressão no adolescente para ele escolher uma profissão que ele não tenha afinidade pode causar problemas futuros”, disse a psicóloga.



Foi seguindo esta linha que a Uninorte/Iesacre promoveu a I Feira de Profissões. A atividade iniciou nesta quinta-feira (10) com apresentações de vários cursos a diversos estudantes do ensino médio. O evento, que segue também nesta sexta-feira (11), proporciona aos visitantes aulas práticas dos cursos, palestras sobre várias doenças, roda de conversas e ainda atendimento de teste vocacional aplicado pelos psicólogos.


A diretora de Ensino da Uninorte/Iesacre, Vanessa Vogliotti Igami ressaltou que o evento é uma contribuição para ajudar os adolescentes a escolherem a profissão que mais se identificam.


“Faz parte do nosso propósito contribuir na formação superior. Muitos jovens estão em dúvida e nossa missão é ajudar. São 24 cursos em funcionamento na Uninorte/Iesacre e todos estão sendo apresentados. Todos os atendimentos também são gratuitos”, disse.



Embora a feira seja voltada para estudantes do ensino médio, a comunidade em geral interessada em saber sobre o mercado profissional de diversas áreas também pode participar.


A estudante Larissa Carioca, 17 anos, da Escola Lourival Sombra, foi uma das visitantes que aproveitou o stand do curso de direito para tirar algumas dúvidas. Segundo ela, seguir a carreira jurídica é o sonho profissional.
“Quero ser juíza. Gosto da área criminal. Acho interessante poder ajudar as pessoas. Veja algumas coisas erradas no mundo e quero consertá-las. Ser juíza é o que quero para meu futuro”, ressaltou.



Todas as áreas apresentadas na Feira de Profissões são acompanhadas pelos acadêmicos, coordenadores e professores.


Share
Published by
Ana Paula Batalha

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024