O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) pediu ontem (8) ao senador Gladson Cameli (PP-AC) durante audiência em Brasília, prioridade na agenda que prevê a garantia de recursos para a implantação do curso de medicina em Cruzeiro do Sul. Para o deputado é preciso vencer a barreira corporativista e permitir um número de médicos suficientes nas regionais para atender as demandas.
“A ampliação do curso de medicina para o interior do Acre, além de melhorar o atendimento de saúde, vai permitir o desenvolvimento regional, no caso de Cruzeiro do Sul, essa faculdade atenderá estudantes de todo o Juruá” destacou Nicolau.
O projeto executivo para implantação do curso, segundo a reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac), fica pronto em 2017. Em audiência com reitores no gabinete de Minouro Kimpara, na última quinta-feira (3), o senador Gladson Cameli destacou o pedido feito pelo deputado Nicolau e garantiu lutar pela liberação dos recursos necessários para atender os estudantes da região.
“A proposta do deputado Nicolau Júnior reforça o que temos defendido em nosso mandato que é o fortalecimento das universidades públicas. Com certeza, o governo federal nos apoiará com o projeto do curso de medicina para o Juruá, assim como toda a bancada acreana” destacou o senador.
Ainda no encontro com reitores foi apresentado ao senador outras demandas da Universidade, uma delas com relação à implantação do Hospital Universitário que também tem projeto executivo concluído em 2017. Cameli assumiu o compromisso de lutar junto com deputados e senadores pela garantia dos recursos para a construção do Hospital.
“Serão mais 300 leitos e 10 UTIs, a concretização dessa obra representará um salto na qualidade na nossa rede de atendimento. Essa é mais uma bandeira que adotarei em meu mandato pelo bem do Acre” garantiu.
O senador vai acompanhar de perto a situação de projetos da Ufac que dependem da liberação de recursos pelo governo federal e o BNDES. O reitor Minouro Kimpara citou ainda, a importância de construção do Complexo de Multipesquisa, uma reestruturação do Laboratório de Alimentos no Campus de Rio Branco.
Vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Junior apontou a educação como uma saída eficaz no combate a violência. Ele citou estudo científico feito pela Universidade de São Paulo (USP). O documento mostra que a cada investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade é reduzido.
“Precisamos construir mais escolas e faculdades e menos presídios” concluiu o deputado.