Categorias: CotidianoNotícias

Grupo de diabéticos protesta pedindo passe livre no Acre

Por
Da redação ac24horas

A Semana Especial de Conscientização do Diabetes foi aberta nesta segunda-feira, 07, em Rio Branco, com uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da capital e uma manifestação de encerramento no hall da Assembleia Legislativa.


O ato foi organizado e liderado pela Associação dos Diabéticos do Acre. Com cartazes nas mãos, o grupo pediu a garantia de benefícios como: passe livre no transporte coletivo, atendimento prioritário e aposentadoria.


“Nós estamos tentando acordar a sociedade, as autoridades pra tá criando políticas públicas pra beneficiar o paciente diabético com relação a atendimento prioritário, passe livre nos coletivos urbanos, com relação a aposentadoria pro diabético com complicação, que não tem direito até agora, não foi incluído, e outros benefícios ainda que a gente sabe que tem direito”, salientou a presidente da Associação dos Diabéticos, Edna Oliveira.



A entidade possui 450 portadores de diabetes. Em todo Acre, segundo levantamento da associação existem mais de 10 mil pessoas com a doença, dos quais oito mil somente em Rio Branco. Esses casos são apenas os registrados na rede pública. “Existem aqueles que são diabéticos que não sabem, aqueles que estão pré-diabéticos”, lembra.


As atividades da Semana de Conscientização continuarão com atendimentos e seminário.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas