Começou nesta terça-feira, 1º, mais uma etapa da campanha contra a Febre Aftosa, cujo objetivo é alcançar os bovinos, um total de 2,8 milhões de animais no Acre. Essa fase da campanha seguirá até o próximo dia 30 de novembro.
Diferentemente da primeira fase, realizada em maio, quando a maioria dos municípios do estado só precisou vacinar os animais até 24 meses de idade, agora os pecuaristas são obrigados a imunizar todo o rebanho, informou o Instituto de Defesa Agropecuária (Idaf).
“Essa fase é diferente. Costumamos dizer que em novembro é ‘de mamando a caducando’ a campanha de vacinação. Todos os animais, independentemente da idade, devem receber a vacina”, destaca Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).
Para que a vacina chegue a todas as propriedades rurais do estado, mesmo as que estão localizadas em áreas de difícil acesso, o Idaf realiza um planejamento estratégico que garante a logística necessária para a cobertura vacinal. São mais de cem profissionais envolvidos na campanha, além do uso de veículos, animais, barcos e canoas.