O deputado federal Alan Rick (PRB/AC) foi recebido na tarde desta segunda-feira (31) por um grupo de médicos brasileiros formados no exterior e que participam da etapa do Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos.
Cerca de duzentos profissionais de diversos estados do Brasil estiveram na recepção do hotel onde estão hospedados em Brasilia, durante o curso aplicado pela equipe do Programa antes de irem para os municípios designados.
Os médicos de vários estados da federação agradeceram o empenho do parlamentar acreano em prol da luta deles de fazer valer os critérios do Programa.
“Fico tão feliz em poder receber o carinho desses médicos que lutaram, que abriram mão de estar no seu país para estudar num pais estrangeiro com idioma e costumes diferentes.
Muitas famílias venderam bens para sustentar o estudo dos filhos e hoje eles estão aqui realizando o sonho de poder exercerem a profissão em um programa criado para atender os municípios mais carentes.
Com certeza farão o seu melhor para a população brasileira. Esse é o sacerdócio do médico”, explica Alan.
Os médicos presentes ressaltaram a importância da emenda à Lei do Mais Médicos, apresentada pelo deputado, ter sido incluída na Portaria 1708/2016 do Ministério da Saúde, que retira os brasileiros da exigência voltada aos médicos estrangeiros que determina que o país de formação tenha a relação médico/habitante superior a 1,8 por mil habitantes.
O médico brasileiro que se forma no Paraguai, na Bolívia, no Peru, na Colômbia, por exemplo, agora pode participar do Programa sem precisar entrar com ação na Justiça.
“Posso dizer que meu mandato já valeu a pena por ter contribuído com a aplicação dessa alteração na legislação do Programa e que contempla de forma justa esses brasileiros.
É um momento de muita alegria poder compartilhar com eles essa conquista. Outras ainda virão.
Parabéns para esses médicos porque eles não desistiram dos seus sonhos”, finaliza.