Três protestos realizados por moradores de comunidades às margens da BR-364 e povos indígenas deixaram Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima isolados do restante do estado desde a madrugada desta quinta-feira, 27. Passageiros que seguiriam de ônibus para a capital e para fora do estado aguardam na enorme fila de veículos em cada ponto de bloqueio.
O primeiro protesto acontece na saída de Cruzeiro do Sul. Moradores da Comunidade Praia Grande usaram galhos de árvores para bloquear a BR. Eles exigem da Prefeitura a recuperação do ramal que dá acesso à comunidade. Três quilômetros mais a frente, moradores da própria rodovia bloquearam o trecho conhecido como Variante, eles querem da prefeitura a assinatura de um documento marcando data para a implantação de um sistema de abastecimento de água.
A Polícia Militar está acompanhando os protestos. No início da manhã a prefeitura solicitou que os moradores da variante montassem uma comissão para conversar com o prefeito, Vagner Sales, no gabinete, porém os manifestantes se recursam e querem a presença do gestor no protesto.
O terceiro bloqueio acontece na altura do quilômetro 60 da BR-364 sentido Cruzeiro do Sul-Tarauacá, na terra indígena Katukina cortada pela rodovia. O protesto é contra a proposta do Governo Federal de acabar com a autonomia da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), através da portaria 1.907. Lideranças indígenas ocupavam ainda durante a manhã, a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena do Vale do Juruá (Dsei) em Cruzeiro do Sul.
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…
A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…