Na manhã desta quarta-feira, 26, o deputado federal Major Rocha (PSDB -AC) participou de audiência com o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para solicitar o empréstimo ou doação, em caráter emergencial, de equipamentos da Força Nacional, visando municiar a Polícia Militar do Acre de material que permita um combate mais efetivo à alta criminalidade que assola o Estado.
Rocha destacou que já houve, a pedido do Governo do Acre, empréstimo de Exército Brasileiro de “20 fuzis à PMAC, mas os mesmos são do tipo parafal, de calibre 762, com alto poder de transfixação, porém este armamento é adequado no uso em situação de guerra, para uso urbano o recomendável são armas e munições com calibre 556 e .40”.
O parlamentar tucano também solicitou “a Força Nacional para a fiscalização e patrulhamento nas cidades de fronteira”, relatando ao ministro a situação de tríplice fronteira do Acre, o que “o que intensifica o tráfico de drogas na região”.
De acordo com o ministro, o Sistema Penitenciário do Acre estará recebendo nos próximos dias R$ 3,5 milhões e que o pedido de armamentos e coletes já vai ser enviado ao secretário da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
Alexandre de Moraes informou ainda que pretende “intensificar a conversa com os secretários de estado e chefes das instituições para atender demandas específicas de cada estado, dentre eles, o Acre”.
Acompanharam Major Rocha nesta audiência os militares CEL PMSC Marlon Jorge Teza – FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais), CEL PMESP Elias Miler da Silva – FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais), SGT. Denise Brasil – ANERMB – (Associação Nacional de Entidades Representativas de Policias Militares e Bombeiros Militares) e SGT Joelson Dias – AMEAC (Associação dos Militares do Acre).
Salvar