Categories: Destaque 7 Editorial Notícias Política

Lula, a bola da vez

Published by
Do Conselho Editorial do ac24horas

Petistas e outros admiradores de Luiz Inácio Lula da Silva já andam a espalhar que a prisão de Eduardo Cunha, autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro, não passa de uma desculpa para encarcerarem o primeiro.


Enquanto Cunha esteve livre, leve e solto, argumentavam os energúmenos que a Justiça só tinha olhos para o PT. Mandado à prisão o ex-presidente da Câmara, o hinário agora traduz as convicções dos que se acham, de fato, os verdadeiros perseguidos políticos.


Cunha foi preso, entre outras razões, porque possuía contas não declaradas no exterior, dupla nacionalidade – o que presumia a possibilidade de fuga –, patrimônio 20 vezes superior aos rendimentos declarados e também por tentativa de obstrução da justiça. Pesou contra ele ainda o fato de ter sido citado em delações premiadas como o extorsionário encastelado nas hostes do poder.


Lula é réu em três processos, dois deles por não ter declarado supostos bens móveis – o sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá, que ele nega lhe pertencerem. Além disso, é apontado pelo Ministério Público Federal como o comandante máximo da roubalheira na Petrobras, da qual seu partido, o PT, recebia, junto com o PMDB e o PP, entre 1% e 3% de todos os contratos firmados com empreiteiras que – ora, vejam! – custearam as palestras milionárias do ex-presidente.


Ah, sim, e o petista também é acusado de ter tramado, junto com a presidenta deposta e outros membros da cúpula do partido, assumir a Casa Civil no governo sepultado para se ver livre de Sérgio Moro.


Ao brasileiro pagador de impostos e cansado das tramoias políticas que levaram o país à bancarrota, a prisão de Eduardo Cunha se configura em indício de que algo mudou no país da impunidade.


Mas para o esquerdista empedernido, cuja obsessão é repetir a cantilena de que Lula tem sido tiranizado pelos reacionários de toga, o destino de Cunha serve apenas para justificar a prisão do líder petista.


Houve até quem usasse, ao gosto do ex-presidente, uma metáfora futebolística para descrever a situação. Segundo o celerado, a prisão do flamenguista Cunha só se deu para validar o futuro encarceramento do corintiano.


Na mesma linha de raciocínio, pode-se dizer que essa gente, mesmo com a zaga em frangalhos e o goleiro expulso, segue no ataque na tentativa de marcar algum gol.


O PT recorrerá a instituições internacionais para denunciar a “perseguição” da justiça contra Lula. A meta é fazer chegar à ONU e à OCDE – a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico –, entre outros, o grito dos “injustiçados”.


Enquanto isso, Cunha, o “homem de gelo”, articula a contratação de uma banca de advocacia especializada em delação premiada. Ao que tudo indica, ele quer botar a boca no trombone.


É tudo o que querem os petistas, desde que as declarações de Cunha, claro, não atinjam ainda mais o combalido PT e o cambaleante Luiz Inácio.


Afinal, essa gente só acredita no crime quando ele é cometido pelos adversários.


Share
Published by
Do Conselho Editorial do ac24horas

Recent Posts

Desativação de usina térmica no Juruá será como retirar de circulação quase 100 mil carros 

Para garantir energia elétrica para a população de Cruzeiro do Sul, Mancio Lima e Rodrigues…

30/04/2024

Ana Hickmann tem conversa recente com o ex e áudio vaza na web

Nesta segunda-feira (29), vazou uma série de áudios da apresentadora Ana Hickmann enviados para o…

30/04/2024

Luciana Gimenez é internada em hospital de São Paulo

A apresentadora Luciana Gimenez, 54, está internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com…

30/04/2024

Gladson não atende ligação de Socorro e deputada diz que não vai aceitar que PP vire “puxadinho”

A deputada federal Socorro Neri (PP) ainda não conseguiu falar com o governador Gladson Cameli…

30/04/2024

Jarude apresenta anteprojeto que regulamenta pagamento de bolsas a professores

Diante do salão Marina Silva, na Assembleia Legislativa do Acre, lotado de servidores públicos da…

30/04/2024

Mesmo com feriado, Rio Branco terá 4 Urap’s abertas neste 1º de maio

Apesar do Dia do Trabalhador ser feriado nacional, a prefeitura de Rio Branco decidiu que…

30/04/2024