Categories: Destaque 7 Editorial Notícias Política

Lula, a bola da vez

Por
Do Conselho Editorial do ac24horas

Petistas e outros admiradores de Luiz Inácio Lula da Silva já andam a espalhar que a prisão de Eduardo Cunha, autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro, não passa de uma desculpa para encarcerarem o primeiro.


Enquanto Cunha esteve livre, leve e solto, argumentavam os energúmenos que a Justiça só tinha olhos para o PT. Mandado à prisão o ex-presidente da Câmara, o hinário agora traduz as convicções dos que se acham, de fato, os verdadeiros perseguidos políticos.


Cunha foi preso, entre outras razões, porque possuía contas não declaradas no exterior, dupla nacionalidade – o que presumia a possibilidade de fuga –, patrimônio 20 vezes superior aos rendimentos declarados e também por tentativa de obstrução da justiça. Pesou contra ele ainda o fato de ter sido citado em delações premiadas como o extorsionário encastelado nas hostes do poder.


Lula é réu em três processos, dois deles por não ter declarado supostos bens móveis – o sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá, que ele nega lhe pertencerem. Além disso, é apontado pelo Ministério Público Federal como o comandante máximo da roubalheira na Petrobras, da qual seu partido, o PT, recebia, junto com o PMDB e o PP, entre 1% e 3% de todos os contratos firmados com empreiteiras que – ora, vejam! – custearam as palestras milionárias do ex-presidente.


Ah, sim, e o petista também é acusado de ter tramado, junto com a presidenta deposta e outros membros da cúpula do partido, assumir a Casa Civil no governo sepultado para se ver livre de Sérgio Moro.


Ao brasileiro pagador de impostos e cansado das tramoias políticas que levaram o país à bancarrota, a prisão de Eduardo Cunha se configura em indício de que algo mudou no país da impunidade.


Mas para o esquerdista empedernido, cuja obsessão é repetir a cantilena de que Lula tem sido tiranizado pelos reacionários de toga, o destino de Cunha serve apenas para justificar a prisão do líder petista.


Houve até quem usasse, ao gosto do ex-presidente, uma metáfora futebolística para descrever a situação. Segundo o celerado, a prisão do flamenguista Cunha só se deu para validar o futuro encarceramento do corintiano.


Na mesma linha de raciocínio, pode-se dizer que essa gente, mesmo com a zaga em frangalhos e o goleiro expulso, segue no ataque na tentativa de marcar algum gol.


O PT recorrerá a instituições internacionais para denunciar a “perseguição” da justiça contra Lula. A meta é fazer chegar à ONU e à OCDE – a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico –, entre outros, o grito dos “injustiçados”.


Enquanto isso, Cunha, o “homem de gelo”, articula a contratação de uma banca de advocacia especializada em delação premiada. Ao que tudo indica, ele quer botar a boca no trombone.


É tudo o que querem os petistas, desde que as declarações de Cunha, claro, não atinjam ainda mais o combalido PT e o cambaleante Luiz Inácio.


Afinal, essa gente só acredita no crime quando ele é cometido pelos adversários.


Share
Por
Do Conselho Editorial do ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Campeonato da Mentira tem história de arraia como vencedora no Acre

Um “causo” sobre a travessia de um Igarapé com arraias foi o vencedor do campeonato…

22/12/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom inaugura pista de gelo na Praça da Revolução: “Sensação espetacular”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), participou neste domingo, 22, da inauguração da…

22/12/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Cantata de Natal reúne multidão na Catedral da Igreja Batista do Bosque

A Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), em Rio Branco, foi palco na noite…

22/12/2024
  • Famosos

Subsecretário de eventos do Rio confirma show de Lady Gaga em maio

A cantora Lady Gaga será a próxima atração internacional a se apresentar gratuitamente na capital…

22/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Após cirurgia, Preta Gil está ‘estável’ e ficará na UTI nos próximos dias: ‘Conforme planejado’

Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…

22/12/2024
  • Editorial
  • Notícias

2025: quais elementos mostram que “agora, vai”?

O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…

22/12/2024